O inédito título do Guarani, o primeiro clube do interior do Brasil a ser Campeão Brasileiro, revelou um artilheiro para o país. Careca se destacou e ainda fez o gol da vitória e do título na grande final.
No primeiro jogo das finais, o goleiro Leão, do Palmeiras, deu uma cotovelada em Careca, do Guarani, dentro da área. Pênalti marcado e Leão ainda foi expulso. Como o Palmeiras já havia feito as duas substituições permitidas na época, o goleiro improvisado foi o meia Escurinho. O resultado não foi desastroso: Escurinho sofreu o gol e só, o Guarani não conseguiu mais nada sobre o "meia-goleiro".
O melhor ataque da competição foi do Vasco da Gama com 61 gols, enquanto o pior ficou para o Nacional/AM, com apenas 5 gols marcados. A melhor defesa foi do Atlético Mineiro com 12 gols sofridos, enquanto a pior ficou com o Botafogo/PB com 38 gols sofridos.
A maior goleada do brasileirão deste ano foi Guarani 7x0 Itabuna/BA, no dia 30 de abril de 1978, no Brinco de Ouro da Princesa em Campinas, São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário