Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

AMÉRICA DE RIO PRETO

América Futebol Clube, geralmente conhecido simplesmente como América, América/SP ou ainda, como América de Rio Preto, é um clube da cidade de São José do Rio Preto, estado de São Paulo. Fundado em 28 de janeiro de 1946, o clube leva esse nome em homenagem ao América/RJ, um dos principais times de futebol do Brasil a época da fundação do clube. O escudo do América do Rio de Janeiro também foi utilizado para criar o escudo do América de Rio Preto que é um dos mais tradicionais do estado de São Paulo e do interior do Brasil. O título mais recente do clube foi a Copa São Paulo de Futebol Júnior, sendo esta a mais importante competição de futebol sub-20 do país, conquistado de forma invicta em 2006. Atualmente disputa a Série A2 do Campeonato Paulista.

O mascote oficial do América é o Diabo vermelho, também conhecido por Brasinha. Foi o caricaturista argentino, Molas, quem criou o “Diabo Rubro”, inspirado na sua paixão natal pela equipe do Independiente. Assim como seu irmão mais velho, o América de Rio Preto passou a ser conhecido como “Diabo” e com o tempo seu mascote foi ganhando os traços mais familiares do personagem de quadrinhos Brasinha, muito popular na década de 60, época em que o clube chegou à 1ª Divisão Paulista.

A maior rivalidade do América é com o outro time da cidade, o Rio Preto Esporte Clube. Essa rivalidade teve início no dia 14 de abril de 1946. Nesta data, o Rubro venceu o primeiro confronto por 2 x 0 em pleno campo do Rio Preto. Desde então o América reinou soberano nos derbys riopretenses e massacrou o time rival por diversas oportunidades. A maior goleada ocorreu em 1950 quando o time alvirrubro derrotou o adversário por 6 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário