Pesquisar este blog

sábado, 3 de dezembro de 2011

O MAESTRO DO FUTEBOL BRASILEIRO

Junior foi um dos maiores laterais-esquerdos que o futebol brasileiro conheceu. E também um meio-campo dos mais talentosos, um setor que comandava com tal precisão a cadência do jogo que lhe valeu o apelido de Maestro.

O paraibano Leovegildo Lins Gama Junior começou nas peladas do futebol de areia na praia de Copacabana a forjar o seu futebol de técnica refinada com que brilhou no Flamengo, na Seleção Brasileira, no Torino da Itália e novamente no Flamengo, onde conquistou os títulos de campeão da Copa do Brasil em 1990, carioca, em 1991, e brasileiro em 1992, este aos 38 anos, correndo, dando passes milimétricos, cobrando faltas com precisão, um verdadeiro comandante em campo.

A longevidade de Júnior nos gramados se deveu à condição física perfeita, um jogador que em todos os anos na carreira nunca teve uma contusão grave. Começou a mostrar potencial cedo, ainda um juvenil, quando entrou no time titular do Flamengo nos jogos finais do Campeonato Carioca de 1972. Marcou um gol no América, na decisão do terceiro turno, voltou a marcar no mesmo América pelo primeiro jogo do triangular final que tinha também o Vasco, e terminou o ano como campeão carioca e dono da camisa 2, como lateral-direito.

No troca-troca feito entre Flamengo e Fluminense em 1975, e com a vinda de Toninho das Laranjeiras para a Gávea, passou para a lateral-esquerda. Na posição, se consagrou com atuações de gala pelo Flamengo, como no Campeonato Brasileiro de 1981, que ratificaram a sua presença frequente na Seleção Brasileira. A primeira Copa do Mundo que disputou foi a de 1982, na Espanha. Poderia ter sido quatro anos antes, em 1978, quando inexplicavalmente não foi convocado na lista final pelo seu técnico no Flamengo, Cláudio Coutinho, que preferiu levar para a disputa na Argentina Rodrigues Neto e Edinho, improvisado na posição.

Júnior foi um dos melhores no time na Copa do Mundo de 1982 e foi contratado pelo Torino, da Itália, onde igualmente birlhou, a ponto de ser considerado o melhor jogador do Campeonato Italiano em 1985. Pela Seleção Brasileira, de 1979 a 1982, Júnior disputou 82 jogos e marcou oito gols.

Nenhum comentário:

Postar um comentário