Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

HÁ 40 ANOS O GALO ERA CAMPEÃO BRASILEIRO


O dia 19 de dezembro ocupa um lugar especial na memória dos Atleticanos. Há exatos 40 anos, coube ao galo mineiro a grande honra de conquistar o primeiro Campeonato Brasileiro, em 1971. O título foi decidido em um triangular envolvendo Atlético, São Paulo e Botafogo. Em seu primeiro desafio na fase decisiva, o galo derrotou a equipe paulista por 1 a 0, no Mineirão, com gol de Oldair, em cobrança de falta aos 30 minutos do segundo tempo.

Depois da goleada do São Paulo sobre o Botafogo, por 4 a 1, no Morumbi, foi a vez do Atlético enfrentar o time carioca, no Rio de Janeiro. O Maracanã foi invadido por mais de 20 mil Atleticanos, que comemoraram a conquista da cobiçada Taça de Prata com a vitória por 1 a 0. O gol foi marcado por Dadá Maravilha, aos 16 minutos da etapa final, completando cruzamento de Humberto Ramos pela esquerda.

O Atlético teve a maior média de público da competição, com 26.836 pagantes por partida. Comandada por Telê Santana, a equipe alvinegra se sagrou campeã com 12 vitórias, dez empates e cinco derrotas, 39 gols a favor e 22 contra. O Alvinegro também foi aclamado “campeão da disciplina”, uma vez que não recebeu nenhum cartão vermelho e teve apenas dois jogadores advertidos com cartão amarelo durante toda a disputa. O título de primeiro Campeão Brasileiro é simbolizado pela estrela amarela sobre o escudo atleticano.

Telê utilizou 23 jogadores na campanha do título. Renato, Vantuir, Vanderlei e Dario foram os atletas que atuaram em todas as partidas. O artilheiro do Galo e da competição foi Dario, com 15 gols. O Campeonato Brasileiro de 1971 foi disputado por 20 clubes: Atlético, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, América/RJ, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Grêmio, Internacional, Coritiba, Santa Cruz, Sport, Bahia, Portuguesa, América/MG, Cruzeiro e Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário