Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de setembro de 2012

O REFESTELADO GARRINCHA


Intervalo de jogo. O técnico Vicente Feola está dando instruções aos craques da Seleção Brasileira no vestiário. De repente, vira-se para Garrincha:

- Você, Mané, vai avançar mais pelo canto. Daí...

Ao observar Garrincha refestelado num banco, lendo um gibi do "Tio Patinhas", sem nenhuma preocupação, o treinador irritou-se:

- Bem, Mané, então faça o que quiser, tá?

Garrincha fez um sinal de positivo com a cabeça. Na hora do jogo fez o que quis e o Brasil ganhou fácil.

O GOL MAIS RÁPIDO DO MUNDO


O jogador sérvio Vuk Bakic entrou para a história após marcar o gol mais rápido do mundo, em um torneio de juniores no país do leste europeu. Ele nem esperou a saída e chutou direto para a baliza do Dorcol, que estava adiantado. A bola entrou em exatos 3s04.

A marca superou o gol de Fred, em 2001, quando atacante ainda jogava pelo América-MG. Na ocasião, o atual jogador do Fluminense e artilheiro do Campeonato Brasileiro marcou um tento de modo semelhante, com 3s17.

A ETERNA PROMESSA "FOQUINHA" KERLON


O "Foquinha" Kerlon sempre teve como jogada característica fazer embaixadinhas na cabeça e deixar os zagueiros sem ter o que fazer. Atualmente no Fujieda MYFC, da Terceira Divisão do Japão, a eterna promessa, contudo, errou seu lance mais tradicional e caiu de maduro em campo.

PARABÉNS AO LEÃO DA SÉRIE C


Felicito, com muita serenidade, a Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas de Mossoró e agora mais do que nunca o orgulho dessa cidade pelo inédito acesso a série C do futebol brasileiro. Sou torcedor do sofrido e combalido Potiguar, mas me sinto, através do meu pai, Valney Moreira da Costa, torcedor e ex-jogador do Leão, orgulho por ter vivido à época de um clube mossoroense ter conseguido um acesso no futebol nacional.

Quero, de todo coração, parabenizar seu Presidente, meu amigo Eudes Fernandes, um homem centrado, inteligente e competente, o vice-Presidente Marcos Maia, amigo e companheiro de longas datas, por sua raça, determinação e principalmente por sua eterna motivação. Abraço a Sandro Silva, que apesar de conhece-lo pouco, escuto, através de torcedores amigos, ser um homem incessantemente organizado e empreendedor naquilo que se dispôs a fazer. E através destes três nomes parabenizar todos que fizeram desse sonho uma realidade para o tricolor da Doze Anos.

Espero, que esse acesso do Baraúnas, me traga a sensação, ou pelo menos me traga a esperança de poder algum dia, o futebol mossoroense transite, de igual por igual, com os clubes mais fortes e mais estruturados do nosso estado, que a atenção devida e conquistada pelo tricolor mossoroense ao órgão que comanda o futebol norteriograndense não seja apenas temporária e sim uma coisa efetivamenta eterna.

Que a iniciativa privada em Mossoró pare, de uma vez por todas, de ser omissa, silenciando-se para o assunto, enquanto o poder público se arrasta para o fato, simplesmente por ser "poder público" e com isso nossos dirigentes, a maioria voluntários, ficam se humilhando de porta em porta esperando serem escutados e ajudados. Enfim, o futebol é a alegria do povo, e sendo assim, não esqueçam do poder que ele tem!

Luis Gustavo de Azevedo Moreira

terça-feira, 11 de setembro de 2012

BIIIIOOOOTÔNICO FONTOURA!

PALMEIRAS DE 1948

Em pé: Dacunto, Og Moreira, Waldemar Fiúme, Caieira, Oberdan e Junqueira;
Agachados: Gonzales, Lima, Bóvio, Villadoniga e Jorginho.

O FUTURO VEREADOR, PEU.


Peu, que marcou época no Flamengo nos anos 1980, é candidato a Vereador, pelo PTB, na coligação que apóia Ronaldo Lessa (PDT) para Prefeito de Maceió/AL. Com 52 anos, Peu foi um meia-atacante tido como um dos maiores jogadores da história de Alagoas. Irmão de vários outros jogadores como Jorge Siri, Chico e Manoelzinho, Peu foi revelado pelo CSA/AL onde começou a carreira conquistando títulos com sua habilidade e faro de artilheiro. Tanto sucesso fez com que fosse contratado pelo Flamengo/RJ em 1982.

E logo que chegou a Gávea, Peu foi escalado como titular no lugar de Nunes na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1982 contra o Guarani. Fez o gol da vitória e participou da conquista do título brasileiro daquele ano em um time que só tinha craques: Raul; Leandro, Figueiredo, Marinho e Junior; Andrade, Adílio e Zico; Tite, Nunes e Lico. E que foi campeão da temporada.

Como o Flamengo era uma constelação de craques, Peu não teve muito espaço e acabou buscando outros horizontes. Em 1984 esteve no Botafogo de Ribeirão Preto ao lado de craques como Wilson Carrasco, Gasperin, Gilberto Costa, Lola e as promessas Raí e Marco Antônio Boiadeiro, que depois fariam muito sucesso. Na época o Botafogo era um time respeitado no cenário nacional e nada do ostracismo que se vê hoje.

Depois do Botafogo, Peu jogou em vários times como Atlético Paranaense, Santa Cruz/PE, Monterrey do México, Cruzeiro/MG, Rio Branco/AC e São José/SP até voltar ao CSA e encerrar a carreira em 1994 com o título de campeão alagoano. Nos últimos anos, Peu vem tentando firmar-se como treinador, mas tem apenas comandado equipes do Norte-Nordeste sem muito destaque e agora tenta uma vaga na Câmara Municipal de Maceió.

A ESTRELA GREMISTA NO TRI DO MÉXICO

Na época que o futebol do Rio de Janeiro e de São Paulo eram majoritários na cessão de jogadores para a Seleção Brasileira, o gaúcho Everaldo Marques da Silva representou e honrou o seu estado sendo o lateral-esquerdo do Brasil tricampeão mundial em 1970 no México.

Everaldo não era o titular da equipe que Zagalo armou para o Mundial de 1970. O lugar era do talentoso Marco Antônio, jogador de grande técnica revelado pelo Fuminense. Mas teve a sua oportunidade, entrou no time e não saiu mais, só com a faixa de tri no peito.

Estilo menos técnico do que Marco Antônio, nem por isso menos eficiente, Everaldo teve grandes atuações naquela Copa. Morreu prematuramente, em acidente de carro, em 27 de outubro de 1974, aos 30 anos - o Grêmio o homenageia com uma estrela dourada na bandeira simbolizando o primeiro jogador atuando em clube do Rio Grande do Sul a ser campeão do mundo, ele completaria na data de hoje 68 anos.


Nome: Everaldo Marques da Silva.
Nascimento: 11/09/1944, Porto Alegre (RS).
Morte: 27/10/1974, Porto Alegre (RS).
Posição: Lateral Esquerdo.
Pela Seleção Brasileira: 29 jogos, 17 vitórias, 10 empates, 2 derrotas.
Em Copas do Mundo: 5 jogos, 5 vitórias.
Títulos: Copa Rio Branco (1967); Copa do Mundo (1970); Copa Roca (1971).

Fonte: CBF

O MASCOTE DA COPA 2014


O tatu-bola deve ser o mascote da Copa do Mundo de 2014. O Instituto Federal de Propriedade Intelectual da Suíça oficializou nesta terça-feira o registro feito pela Fifa há seis meses. Sendo assim, a entidade máxima do futebol terá o direito do uso de imagem de um desenho do animal.

Agora a Fifa tem o direito de utilizar a arte até o dia 6 de setembro de 2022. A entidade terá o direito de usar a imagem em 45 tipos de produtos.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

PONTE PRETA DE 1947

Em pé: Stalingrado, Belém, Nascimento, Nego, Alcides e Barômetro;
Agachados: Damião, Bruno, Lima, Edmir e Armandinho. 

CURIOSIDADES DO BRASILEIRÃO - 1982


Eram os tempos em que o Campeonato Brasileiro chamava-se Taça de Ouro. Mais uma vez o Flamengo estava na final e o bi rubro-negro só veio na terceira partida, contra o Grêmio, no Olímpico.

Lúcio, Jorge Mendonça, Careca e Ernani Banana. Com este ataque o Guarani marcou 53 gols neste Campeonato Brasileiro e isso em apenas 20 jogos, resultando numa média de 2,65 gols por jogo. O Palmeiras, de Telê Santana, de 1979, marcou 16 gols em 5 jogos, o que resulta na excelente média de 3,20, mas o verdão entrou quando o campeonato estava nas quartas de final.

O melhor ataque foi do Guarani de Campinas com 53 gols e o pior foi do Atlético Paranaense com apenas 2 gols marcados. A melhor defesa ficou para o América carioca que sofreu apenas 7 gols, enquanto a pior defesa foi do Ceará com 30 gols sofridos.

A maior goleada deste brasileirão (Taça de Ouro) ficou por conta do time de melhor ataque, o Guarani desferiu um 8 x 0 sobre o River do Piauí, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas no dia 04 de fevereiro de 1982.

MAIS UM JOGADOR MORRE DE MAL SÚBITO


Quase seis meses após o meia Fabrice Muamba, do Bolton, sofrer uma parada cardíaca dentro de campo, ficar em coma e ser obrigado a encerrar prematuramente a carreira, o futebol europeu voltou a sofrer com um acidente, desta vez fatal, durante uma partida.

O atacante Victor Brannstrom, do Pitea IF, equipe da quarta divisão sueca, teve um mal estar súbito dentro de campo nesse domingo, minutos após marcar um gol contra o Umedalens IF, e morreu logo após chegar ao hospital. O motivo da morte ainda não foi divulgado. Ele tinha apenas 29 anos.

De acordo com a agência sueca de notícias TT, o jogador já havia desmaiado dentro de campo no começo do ano. Exames aos quais ele foi submetido, no entanto, não apontaram nenhum tipo de problema físico.

O CASTIGO DE MAICOSUEL


A Udinese não escreveu o meia Maicosuel para a Liga Europa. O jogador é considerado culpado pela eliminação do clube da Liga dos Campeões. Na última semana, Maicosuel errou a cavadinha na disputa de pênaltis contra o Braga o que decretou a eliminação dos italianos na competição.

O brasileiro pediu desculpas a torcida da Udinese pela falha da última terça-feira. O pedido irá ao ar na TV oficial do clube.

"Peço desculpas a todos, amigos, funcionários, clube e torcedores pelo erro na terça-feira. Eu sei o quanto meus companheiros trabalharam durante a temporada passada a fim de realizar o sonho de chegar à Liga dos Campeões. Por isso quero pedir minhas sinceras desculpas", disse.

Além de Maicosuel, Allan, ex-Vasco, também não foi inscrito para Liga Europa.

NEPOTISMO RUBRO NEGRO

A vereadora e presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, nomeou 25 pessoas, entre pessoas ligadas ao clube e familiares, em seu gabinete, na Câmara dos Deputados do Rio de Janeiro. A informação é da "ESPN Brasil".

Segundo a reportagem, um dos nomeados foi o atual presidente do Conselho Fiscal do Flamengo, Leonardo Ribeiro, conhecido como Capitão Léo, que ficou entre 2003 e 2007 recebendo salários em torno de R$ 7 mil.

Léo assumiu o Conselho Fiscal e cedeu sua vaga ao sócio dele na empresa Leson Auditoria e Contabilidade, Nelson Santos de Souza.

Além dos dois, Izamilton Mota Gois, que também foi conselheiro do Rubro-Negro, Eduardo Moraes, assessor da presidência do Flamengo, Cristina Callou, vice-presidente de esportes olímpicos, e Arnaldo Spiro, diretor de basquete, passaram pelo gabinete da política.

Tânia Amorim, mãe de Patricia, Paula Amorim, irmã, e Fernando Sihman, marido, foram outros nomeados por Patrícia.