Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

RECORDE DE MESSI? ZÂMBIA QUESTIONA.


Lionel Messi ganhou as manchetes do mundo do futebol ao quebrar mais uma marca histórica. No último final de semana, o argentino chegou aos 86 gols marcados em 2012, superando os 85 tentos anotados por Gerd Muller, em 1972. No entanto, na Zâmbia, o número conseguido pelo jogador do Barcelona não impressiona. Na verdade, revolta. Segundo levantamentos no país, o atacante zambiano Godfrey ‘Ucar’ Chitalu teria feito 107 gols há 40 anos.

Informações do site ‘Zambianwatchdog’ dão conta que Chitalu, que foi eleito cinco vezes o melhor jogador de Zâmbia, conseguiu impressionantes 81 gols em 1968, com a camisa do Kitwe United. Quatro anos mais tarde, o atacante teve a marca quebrada por Muller, em 1972. No entanto, respondeu no mesmo ano, quando conseguiu 107 tentos, um recorde nunca reconhecido pela Fifa.

“Temos esse recorde. Mesmo que o mundo olhe para o recorde de Lionel Messi, superando o de Gerd Muller, o debate está em por que os gols de Godfrey não estão sendo reconhecidos? Estamos trabalhando nisso, temos uma comissão independente que está trabalhando para localizar os arquivos e trazer os registros de todos esses gols”, revelou um representante da Associação de Futebol de Zâmbia.

“A equipe que montamos está juntando todo material e vai calcular todos esses gols, apresentando em qual jogo de qual competição eles foram marcados. Nós vamos levar isso para a Confederação Africana e para a Fifa e vamos provar que, enquanto o recorde de Messi está lá, o recorde de Muller está lá, o atual detentor da maior marca de gols em um ano no calendário é africano, é Godfrey Chitalu”, acrescenta.

Após se aposentar como jogador, Chitalu se tornou treinador da seleção de Zâmbia. O ex-atleta era o comandante zambiano em 1993, quando um trágico acidente de avião acabou matando toda a delegação do país, que disputava a eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994, em Libreville, na costa do Gabão.


Fonte: ESPN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário