Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

NÃO PERDEMOS PARA QUALQUER UM!


Toda vez que nós, brasileiros, relembramos a final da Copa do Mundo de 1950, tratamos tal fato como se o Brasil tivesse perdido para um time qualquer. E não foi bem assim! Brasil e Uruguai se enfrentaram várias vezes antes da famosa e, para nós, fatídica decisão, em que os uruguaios conquistaram o título diante da maior multidão que uma edição da Copa já recebeu.

Os duelos entre Brasil e Uruguai aconteciam com frequência, em jogos válidos pelos campeonatos sul-americanos e pela Copa Rio Branco, criada em 1941. Para ficar no ano da Copa, 1950, houve três confrontos: no dia 6 de maio: vitória uruguaia por 4 a 3 no Pacaembu. Schiaffino, que marcaria o gol do empate na decisão do Mundial de 50, e Miguez, com dois cada, fizeram os gols do Uruguai. Ademir Menezes (dois) e Zizinho marcaram para o Brasil. Ghigghia, o carrasco do Brasil e autor do gol da vitória na final de 50, entrou no segundo tempo.

Uma semana depois, no dia 13 de maio, também no Pacaembu, o Brasil foi a forra e venceu por 3 a 2. Ademir Menezes (dois) e Chico marcaram para o Brasil. Nílton Santos (contra) e Vilamidez fizeram os gols do Uruguai. Quatro dias depois, nova vitória do Brasil, agora em São Januário, por 1 a 0. O artilheiro Ademir Menezes fez outra vez o gol do Brasil. No dia 17 de julho, houve o último jogo entre as duas seleções no ano. O mais importante, vitória do Uruguai por 2 a 1, que conquistou assim a Copa do Mundo de 1950.

Nenhum comentário:

Postar um comentário