Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de junho de 2012

SINCERIDADE HERMANA

A rivalidade entre brasileiros e argentinos no esporte, seja ele futebol, vôlei, basquete ou pingue-pongue, é considerada a principal entre os países da América do Sul, e uma das maiores de todo o mundo, mas nem sempre foi assim. As vésperas de ser reeditada, a Copa Roca, hoje rebatizada de Superclássico das Américas, começou a ser disputada há 97 anos, mais exatamente no dia 27 de setembro de 1914. Na ocasião, um fato que hoje pode ser considerado impossível de ser repetido, definiu o primeiro campeão do Superclássico.

Brasil e Argentina se enfrentavam no estádio do Gimnasya y Esgrima para definir quem levaria para casa a primeira taça do torneio amistoso criado pelo general argentino Julio Roca. O Brasil abriu o placar com Rubens Salles, e a Argentina partiu para cima em busca do empate. O tento que adiaria a definição sobre o campeão chegou a ser marcado por Leonard, mas o árbitro Alberto Borghetti, que havia considerado o lance legal, foi obrigado a reconsiderar.

Conta a história que Leonard, autor do gol dos hermanos, nada tinha a ver com Diego Armando Maradona, que na Copa de 1986 marcou um gol que ficou mundialmente conhecido como “La Mano de Dios” diante da Inglaterra. Após empatar o jogo contra o Brasil, Leonard chamou o árbitro e confessou que, antes de estufar as redes brasileiras, ajeitara a bola com a mão, e não com o peito, configurando falta a favor do Brasil.

Diante do inusitado Fair Play, o árbitro não teve outra alternativa, senão anular o gol. O Brasil conseguiu segurar o ímpeto dos donos da casa nos minutos finais e saboreou o primeiro de muitos triunfos do futebol pentacampeão sobre os rivais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário