Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de junho de 2012

CURIOSIDADES DO BRASILEIRÃO - 1974

Pela primeira vez, desde 1971, um time do Rio de Janeiro ganhava o Campeonato Brasileiro, mas não foi só isso: esse campeonato marcou o primeiro título de goleador para Roberto Dinamite, com 16 gols. Ele é até hoje o maior artilheiro da história do brasileirão.

A derrota por 3x0 para o Goiás, em Manaus, classificou o Nacional para a fase seguinte, apesar da 17º colocação no grupo B. Tudo porque 10.000 torcedores pagaram ingresso. O clube amazonense garantiu a vaga pelo critério de renda. O regulamento daquele ano reservava duas vagas para as equipes com a maior média dentre as desclassificadas. O Fluminense, 16º do grupo A, foi o outro beneficiado.

Atlético Mineiro, Flamengo e Santos tiveram o ataque mais positivo, com 41 gols, enquanto o Grêmio teve a defesa menos vazada com apenas 11 gols sofridos. O pior ataque, com 6 gols e a pior defesa com 35 sofridos foram de apenas um time: o CSA de Alagoas. A maior goleada ficou por conta do Flamengo, 6x0 em cima do Paysandu, no dia 17 de julho de 1974, no Maracanã.

2 comentários:

  1. O JOGO FINAL ERA PARA SER SIDO DISPUTADO NO MINEIRÃO. PRESIDENTE DA CBD BENEFICIOU O VASCO, DO RJ, SOMENTE O FLUMINENSE NUNCA PRECISOU DE AJUDA DE TERCEIROS PARA MANTER SUA HISTÓRIA DIGNA.

    ResponderExcluir
  2. Tô morrendo de pena do Flu!! KKKKKKKK, para com isso amigo.

    ResponderExcluir