Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de março de 2012

ANDIRÁ ESPORTE CLUBE

O Andirá Esporte Clube foi fundado no dia 1º de novembro de 1964, em Rio Branco, capital do Acre, por uma das famílias mais tradicionais do Estado. A origem do nome do clube vem da palavra indígena "andyrá", que em Tupi significa "morcego". Suas cores inicalmente eram o preto e o branco. Recentemente, em 2006 o clube adotou o verde em seu uniforme que, segundo o presidente Gilberto Braga, é uma homenagem à Amazônia e à borracha, produzida com destaque no Estado.

Em 2001 e 2002, o Andirá conseguiu chegar a final do torneio início acreano, sendo vice-campeão. A melhor colocação do Andirá no Campeonato Acreano foi o vice campeonato em 2007. Em 2005, o Andirá optou por se retirar de competições, retomando as atividades em 2006. O Andirá traz como mascote um morcego, símbolo que imita os muitos mamíferos que existiam na antiga loja "A Granfina" (uma das mais completas em termos de suprimentos nas décadas de 40 a 70).

O Andirá foi a primeira equipe do Acre a ser incluída num teste da Loteria Esportiva, isso em 1974. A equipe foi goleada em casa pelo Paysandu de Belém, por 4 a 0. A primeira mulher a assumir o comando técnico de um time de futebol no Brasil foi Cláudia Malheiros. Ela foi contratada pelo Andirá no dia 24 de abril de 2000. Cláudia ficou no comando do Andirá até 2001, quando afastou-se dos gramados para dedicar-se a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário