Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

FIFA AMEAÇA PUNIR O FUTEBOL ARGENTINO

A Fifa pediu à Associação de Futebol Argentino (AFA) que explique o nome dado ao Torneio Clausura. O campeonato foi batizado como "Crucero General Belgrano", que era exatamente a denominação de um navio que foi afundado em um ataque britânico durante a Guerra das Malvinas, há 30 anos.

Segundo comunicado divulgado pela Fifa, a AFA corre risco de ser punida se o Torneio Clausura, iniciado na semana passada, tiver esse nome. Em uma carta enviada para a associação argentina Fifa "lembra" que seu estatuto proíbe a discriminação política. O nome do torneio, de acordo com a Fifa "claramente" violaria o estatuto.

A mudança de nome do torneio na Argentina veio em meio a uma crescente tensão diplomática entre Buenos Aires e Londres sobre o arquipélago no Atlântico Sul, ocupada pelos britânicos em 1833. Em 2 de abril, serão completados 30 anos da eclosão da guerra entre os dois países. Durante a guerra, o afundamento do cruzador General Belgrano foi um dos eventos que inclinou o conflito em favor da Grã-Bretanha. Dos 649 soldados argentinos mortos na guerra 323 eram membros da tripulação do Belgrano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário