Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A FARÇA ARGENTINA DE 78

Mais uma polêmica surgiu em torno da já tão contestada vitória da Argentina sobre o Peru na Copa do Mundo de 1978. Na ocasião, os hermanos venceram os rivais por 6 a 0 e muito se especulou sobre uma possível “entregada” no jogo. Desta vez, quem veio botar mais lenha na fogueira foi um senhor de 80 de idade.

O ex-senador Genaro Ledesma afirmou que a vitória argentina foi fruto de um acordo entre as ditaduras de ambos os países para melhorar a imagem do regime. O político é um sobrevivente da Operação Condor (países sul-americanos unidos na caça aos opositores da ditadura nas décadas de 60 e 70). Na época, ele militava contra o ditador peruano Francisco Morales Bermúdez e foi sequestrado pelo regime. Ele seria enviado junto com outros 12 presos políticos à Argentina. Em troca, porém, o ditador argentino Jorge Videla teria pedido que a seleção peruana entregasse a partida.

O ex-ditador peruano, que hoje está com 90 anos, nega que tenho participado da Operação Condor e também refuta todas as acusações de um acordo com o regime autoritário argentino para perder o jogo da Copa.

Na Copa de 1978, realizada na Argentina, o Grupo B era formado por Brasil, Argentina e Peru. Na última rodada, os brasileiros venceram os poloneses por 3 a 1 e obrigaram os rivais argentinos a uma vitória de quatro gols de diferença sobre os peruanos, fato que seria pouco provável. Porém, os hermanos venceram por 6 a 0, passaram de fase e sagraram-se Campeões daquele Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário