Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O BRASIL ESTÁ ENTRE AS 20 POTÊNCIAS ESPORTIVAS DO MUNDO

A Havas Sports & Entertainment (HS&E), agência de marketing esportivo e entretenimento do grupo Havas, divulgou o estudo “Nations of Sports”, que leva em consideração o desempenho esportivo de países (ranking de medalhas) conforme a performance em Mundiais e Jogos Olímpicos. A pesquisa avaliou 119 países que ganharam nas últimas competições, pelo menos, uma medalha em esportes olímpicos, automobilísticos ou modalidades reconhecidas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional). Desde 2005, quando o estudo começou a ser realizado, esta é a primeira vez que o Brasil entra no Top 20, figurando em 17º lugar com 75 medalhas, sendo 27 de ouro, 19 de prata e 29 de bronze.

Entre os países do ranking, o Brasil teve o maior progresso, subindo nove posições em apenas um ano (em 2010, estava no 26º lugar) e conquistando 12 títulos. Considerando somente as modalidades olímpicas, o país alcançaria o 13º lugar, 14 posições acima em relação ao ano anterior.

Apesar de o Brasil ser conhecido como o país do futebol, o esporte que mais rendeu medalhas nos últimos anos foi a natação, com 14 títulos (oito de ouro, uma de prata e cinco de bronze), sendo seis delas conquistadas por Cesar Cielo. O segundo e terceiro lugar ficaram com patinação/skate e vôlei, ambos com nove medalhas. O futebol aparece na sexta posição, com quatro. Em 2011, o Brasil assumiu a liderança do ranking dos países da América Latina, superando em 15 medalhas o segundo colocado, o México, que liderava no ano anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário