Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O MELHOR GOLEIRO BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS

108 jogos pela Seleção Brasileira Principal. Mais 15 pela Seleção Olímpica. Ao todo foram apenas 14 derrotas vestindo a camisa amarelinha. Claudio André Mergen Taffarel, o goleiro campeão do mundo de 1994. Por sinal, o único campeão mundial na história da competição a defender um pênalti na final.

Taffarel nasceu em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, em 8 de maio de 1966. Começou a jogar futebol profissionalmente em 1985, quando atuava pelo Internacional de Porto Alegre. Em três anos já recebia sua primeira chance na Seleção Principal. Ele estreou contra a Austrália, em 7 de julho de 1988, e de cara não levou gols. O Brasil venceu por 1 a 0 naquela ocasião. Antes, ele já havia tido experiências com a amarelinha, só que pela Seleção Olímpica e também na Sub-20. Já esbanjava até uma medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, em 1987, e um título do Mundial Sub-20 de 85, realizado na União Soviética.

Titular absoluto da Seleção Brasileira em três Copas do Mundo (1990, 1994, 1998), Taffarel nunca foi substituído ou mesmo ficou de fora de uma partida do Mundial. Um recorde impressionante para um goleiro que até hoje é lembrado por suas qualidades, principalmente a capacidade de defender pênaltis em momentos decisivos.

O primeiro pênalti decisivo foi na semifinal do Mundial Sub-20, em 85, quando defendeu uma penalidade no tempo normal da partida e garantiu a classificação do Brasil para a final. Em 88, nas Olimpíadas de Seul, foram mais três pênaltis defendidos, desta vez contra a Alemanha. Já na Seleção Principal, foram mais três momentos importantíssimos em disputas de grandes penalidades. Contra a Itália, na final da Copa do Mundo de 94, uma defesa. Em 95, na semifinal da Copa América, mais dois. E em 98, a consagração final. Na disputadíssima semifinal da Copa do Mundo da França, o goleiro pegou mais dois pênaltis e ajudou a classificar o Brasil para a final.

Confira os números de Taffarel:

SELEÇÃO PRINCIPAL
Jogos: 108
Vitórias: 64
Empates: 31
Derrotas: 13
Gols sofridos: 72
Títulos: Taça das Nações (88), Torneio Bicentenário da Austrália (88), Copa do Mundo (94), Copa América (89, 97).

SELEÇÃO OLÍMPICA
Jogos: 15
Vitórias: 12
Empates: 2
Derrota: 1
Gols sofridos: 7

Fonte: CBF

2 comentários:

  1. ele so teve vida profissional na seleção? Qual título mais ele teve?
    copa do brasil
    brasileiro
    libertadores
    mundial interclubes
    ...

    ResponderExcluir
  2. pelo menos ele teve e vc?

    ResponderExcluir