Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de novembro de 2011

O CAMPEONATO MAIS DIFÍCIL DO MUNDO

O Campeonato Brasileiro, desde 2003, formatado no sistema de pontos corridos, com turno e returno, no total de 38 rodadas, pode ser considerado o mais equilibrado e disputado do mundo. Para tanto, tome-se como parâmetro, e para efeito de exemplo, os campeonatos nacionais da Espanha, Inglatera e Itália, a partir também da temporada 2002/2003.

Na Espanha, são três os campeões em nove edições: Barcelona (cinco) Real Madrid (três)  e Valencia (1). Na Inglaterra, no mesmo período, são três os campeões: Manchester United (cinco), Chelsea (três) e Arsenal (um). Na Itália, também são três: Internazionale (cinco), Milan (dois) e Juventus (um). A Juventus teria mais títulos, só que a equipe perdeu na justiça as conquistas de 2004/2005 e 2005/2006. No entanto, o cenário de apenas três campeões não mudaria.

Já no Brasil, para comprovar a dificuldade e o equilíbrio que caracterizam o Brasileiro, o que possiblita uma maior alternância de clubes nas conquistas, são seis os campeões desde 2003: São Paulo (três títulos), Cruzeiro, Santos, Corinthians, Flamengo e Fluminense. Na presente edição de 2011, a alternância pode prosseguir, caso o Vasco seja o campeão, ou o Corinthians acrescentar mais um título ao que conquistou em 2005.

Fonte: CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário