Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

NOVO ANTIDOPING SERÁ TESTADO PELA FIFA

A Fifa anunciou hoje que adotará um novo programa de exame antidoping no Mundial de Clubes, que será disputado no Japão, de 8 a 18 de dezembro, para realizar controles também fora da competição com as equipes participantes. Após revisar os procedimentos de análise de doping do futebol em conjunto com vários laboratórios de prestígio, como o LAD, com sede na Suíça, a entidade decidiu apresentar "um novo enfoque" nos exames.

O principal objetivo é traçar um perfil biológico de cada jogador. O estudo piloto, que será aplicado durante o Mundial, terá início ainda antes de os atletas chegarem às cidades de Toyota e Yokohama, que receberão as partidas. Os dados reunidos pelo organismo registrarão detalhadamente as atividades de cada jogador, como partidas e horários de treino, no período compreendido entre 14 de novembro e 8 de dezembro de 2011.

A intenção da Fifa é realizar análises de todos os atletas de todos os clubes para poder comparar seus perfis biológicos com as mostras que serão colhidas durante o Mundial de Clubes. Como o habitual, dois inscritos de cada equipe serão convocados para realizar o exame antidoping em cada confronto.

Com a iniciativa, o organismo espera, segundo a própria entidade, que o doping desapareça do futebol, "um dos esportes de equipe que conta com a maior quantidade de participantes. Por isso, a eficiência das análises de detecção é uma preocupação constante". "A nova estratégia antidoping também respeitará a dignidade e a privacidade dos jogadores que se submeterem às análises", acrescentou a Fifa em comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário