Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A LIBERAÇÃO DA BEBIDA ALCOÓLICA NOS ESTÁDIOS

O torcedor que frequenta os estádios de futebol pode voltar a ter o prazer de saborear uma cervejinha enquanto assiste a uma partida de seu time. Pelo menos é essa a idéia do deputado Vicente Cândido (PR-SP), relator da Lei Geral da Copa. O deputado está costurando um acordo para incluir na lei que cria regras para a Copa do Mundo de 2014 um artigo liberando a venda e consumo de bebidas alcoólicas nos estádios. O motivo é simples: atender a uma reivindicação da Fifa, que tem um patrocínio milionário de uma cervejaria.

A ideia de Vicente Cândido, no entanto, é liberar o consumo apenas em locais restritos como camarotes, restaurantes, bares e lanchonetes dentro dos estádios, mas sem a circulação com copos e garrafas pelos ambientes comuns. Dessa forma, o torcedor pode até sair no intervalo para saborear uma gelada, mas não poderá levar a bebida de volta para a arquibancada. A lei atual que restringe a venda e consumo está no Estatuto do Torcedor. Apesar disso, o que valerá para os jogos do mundial de futebol será a Lei Geral da Copa. E é essa a razão para o governo querer pressa em sua aprovação.

Cândido prevê a apresentação do relatório no dia 6 de dezembro, com votação na comissão dois dias depois. Só aí o texto seria votado no plenário da Câmara, e depois encaminhado para votação no plenário do Senado, o que deve ocorrer no começo do ano que vem. Caso passe nas duas Casas sem qualquer alteração, a comercialização de bebidas alcoólicas poderá ser liberada já no ano que vem.

Apesar das mudanças que devem ser feitas por conta da Lei Geral da Copa, a cerveja só poderá ser consumida nos Estados que não têm lei local com a proibição. Caso haja uma lei estadual, será mantida a regra local, que poderá ser alterada para se adequar ao Estatuto do Torcedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário