Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ESPORTE CLUBE ÁGUIA NEGRA

O Esporte Clube Águia Negra da cidade de Rio Brilhante, no estado de Mato Grosso do Sul, foi fundado em 31 de maio de 1972 por Iliê Vidal, um grande aficionado por futebol, e figura importante nos meios políticos da região. Declarado de utilidade pública pela lei municipal nº. 613 de 24/11/87. Declarado de utilidade pública estadual nº. 1120 de 18/12/90. Filiado à Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, sendo o primeiro presidente Sr. Athaíde Nogueira. O clube foi uma das principais forças do futebol amador da região do Grande Dourados nos anos 70. Os confrontos com os clubes Ubiratan e Operário eram considerados clássicos e chamavam a atenção dos torcedores.

Em 1986, pelo presidente Sr. Joaldo Moreira Simões, foi dado início na documentação para que fosse profissionalizado. No ano seguinte, foi profissionalizado, na gestão do Presidente Sr. Oduvaldo M. Dalavia. Em 2003, o clube só conseguiu participar do Campeonato Sul-Matogrossense graças a uma decisão do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva), que concedeu liminar em que determinava a inclusão do Clube de Esportes União (Campo Grande), Ladário (Ladário) e Esporte Clube Águia Negra (Rio Brilhante). A Federação havia excluído os clubes, alegando que eles não haviam enviado todos os documentos necessários. Os três clubes contra-atacaram, afirmando que não foram comunicados pela FFMS para reunião que definiu a tabela e o regulamento do Estadual, no dia 20 de dezembro de 2002.
Atualmente, no profissionalismo, conseguiu patrocinadores importantes desde a chegadas de novas usinas na região, com destaque o grupo estrangeiro Louis Dreyfus (também fundadora da empresa Adidas) o Águia teve a oportunidade de recolocar Rio Brilhante no cenário esportivo estadual e até nacional (série C do Brasileirão 2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário