Pesquisar este blog

domingo, 6 de novembro de 2011

AMÉRICA FUTEBOL CLUBE DO AMAZONAS

Foi fundado no dia 2 de agosto de 1939, dentro da família Teixeira, em Manaus. Teve seus primórdios no Colégio Dom Bosco, no Centro de Manaus, na década de 30. No início, com garotos humildes, internos da referida instituição, demonstrando muita disposição em sempre jogar bem. Era a chance que teriam jogando o futebol com classe e dedicação. Com o passar dos anos, os irmãos Teixeira, souberam continuar o trabalho e levaram o América a primeira divisão da Antiga FADA (Federação Amazonense de Desportos Atléticos).

De 1951 a 1954, foi tetracampeão estadual. O clube possuía um uniforme idêntico ao do América Carioca e sua sede localiza-se num aristocrático bairro da zona Centro-Sul de Manaus, o Parque 10 de Novembro. Realiza seus treinamentos no Centro Social Urbano do mesmo bairro, ou no campo do “Formigão” na Zona Centro Oeste da capital amazonense. Possui seis títulos estaduais, 1951, 1952, 1953, 1954 (daí em seu hino citar que é tetracampeão), 1994 e 2009.

A equipe havia disputado o Brasileiro apenas em 1981, quando foi eliminado pelo Izabelense de Santa Izabel (PA). Na época a competição era chamada de Taça de Bronze, equivalente a Terceira Divisão. O maior rival do América é o Nacional, com qual já disputou duas finais de campeonato amazonense e de forma heróica conquistou os dois. Rio Negro e Fast clube também surgem como grandes rivais do clube, principalmente o Fast, clube com qual travou grandes batalhas na decada de 50. Com o Galo da Praça da Saudade o América disputou a final do Campeonato Amazonense de 1988, porém o título ficou com o clube alvinegro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário