Pesquisar este blog

domingo, 23 de outubro de 2011

OS CARIOCAS E A LIBERTADORES

A Libertadores começou a ser disputada em 1960, e desde então o Brasil já foi representado por 1, 2, 3, 5 ou 6 clubes, mas nunca houve uma edição com a participação dos 4 grandes cariocas, sequer com 3 deles. Somente duas vezes houve Libertadores com a participação de mais de um carioca. Fluminense e Vasco em 1985 e Flamengo e Fluminense em 2008.

Em 1985, na 1ª fase da Libertadores, os grupos eram divididos por países e os cariocas, únicos representantes brasileiros, ficaram no grupo com os argentinos Argentinos Juniors e Ferro Carril Oeste e se saíram muito mal, não conseguiram ganhar um jogo sequer e foram eliminados ainda na 1ª fase.

Em 2008, não havia mais a divisão de grupos por países e, ao final da 1ª fase, havia uma classificação geral para definir os cruzamentos das fases de mata-mata. E os cariocas brilharam. O Flu foi o melhor e o Fla o 2º melhor da fase de grupos. O brilho rubro-negro só durou mais um jogo, o de ida das oitavas, quando venceu o America no Azteca por 4×2, mas na volta foi eliminado com a humilhante derrota de 3×0 para Cabañas e cia. O brilho tricolor durou muito mais, com classificações históricas contra o São Paulo nas quartas e Boca nas semifinais. Mas quando a taça parecia certa, apareceu a LDU. O Flu perdeu na altitude de Quito, ganhou no Maracanã, mas perdeu o título nos pênaltis.

Em breve saberemos quem serão os outros representantes brasileiros na Libertadores de 2012, junto com Santos e Vasco. Pelo andar da carruagem são grandes as chances de termos, pela primeira vez, todos os grandes do Rio na competição.

Bruno Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário