Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de março de 2013

ADEUS AOS AFLITOS


O Náutico/PE deve fazer um amistoso com o Peñarol/URU no período de recesso da Copa das Confederações. O jogo servirá também como despedida do estádio dos Aflitos, que passará por alterações – a demolição não está descartada – no segundo semestre. O jogo está sendo organizado por três empresas.

CATAR 2022 E A UTILIZAÇÃO DE TRABALHO ESCRAVO



A escolha do Qatar para sediar a Copa do Mundo de 2022 foi cercada de suspeitas de corrupção e começam a aparecer graves acusações na preparação do país para receber o Mundial. Segundo o jornal alemão "Bild", os organizadores do torneio usam trabalho escravo nas obras dos estádios.

De acordo com a publicação, os trabalhadores, a maioria deles estrangeiros, recebem cerca de 78 centavos de dólar por hora trabalhada (cerca de R$ 1,50). Grande parte dos trabalhadores são do Nepal e das Filipinas e não conseguem deixar o país mesmo com as precárias condições de trabalho, pois seus passaportes são confiscados pelos empregadores, além de morar em pequenos quartos, com temperatura de 50 graus Celcius e sem ar condicionado.

O jornal inglês "The Guardian" já havia revelado em janeiro desde ano as péssimas condições a que os trabalhadores eram submetidos. O Qatar tem cerca de 88% da sua população composta por estrangeiros e sofrem com o sistema de trabalho do país. Eles não podem trocar de emprego sem a aprovação do atual empregador, o que acontece em casos excepcionais. E para deixar o país, precisam de um visto de saída, que só pode ser dado pelo empregador.

terça-feira, 12 de março de 2013

VASCO DA GAMA NO CARIOCA DE 1983

Em pé: Galvão, Orlando Fumaça, Celso, Serginho Carioca, Pedrinho e Acácio;
Agachados: Dudu, Pedrinho Gaúcho, Elói, Roberto Dinamite e Almir.

A INTERMINÁVEL OBRA DO MARACANÃ


O estádio do Maracanã poderá ser fechado após a Copa das Confederações, que acaba no meio de julho. O gramado do estádio do Rio, bem como o de Brasília, será aplicado em rolo, porque não há tempo de plantá-lo. Desta vez, a Fifa aceitará, mas, para o Mundial  deve exigir o cumprimento de suas normas para estádios, que incluem grama plantada no local. A partir de julho, o estádio irá para o concessionário.

As empreiteiras do Maracanã devem contratar mais 200 pintores para agilizar essa fase final das obras. O estádio precisa ser entregue em 45 dias e não tem cadeira, teto nem gramado. Na semana passada foi anunciado que mais 1000 operários foram contratados para agilizar as melhorias.

GUARANI DE 1980

Em pé: Edson, Dorival, Gomes, Chiquinho, Edmar e Almeida;
Agachados: Capitão, Jorge Mendonça, Careca, Ângelo e Osnir.

OS CONDENADOS PELA MÁFIA DO APÍTO


A Justiça condenou nesta terça-feira a Confederação Brasileira de Futebol e a Federação Paulista de Futebol pelo escândalo conhecido como Máfia do Apito - esquema de manipulação de partidas que envolveu o Campeonato Brasileiro de 2005. As duas entidades terão de pagar multas milionárias pelo ocorrido. A CBF terá de arcar com uma punição no valor de 20 milhões de reais, enquanto a FPF terá de pagar 4 milhões.

As multas originais eram maiores: 160 milhões de reais para a entidade que rege o futebol nacional e 60 milhões para a federação de São Paulo. No entanto, o tribunal aceitou parcialmente os recursos apresentados e reduziu as duas multas. A decisão, porém, não foi unânime. Dos três desembargadores do caso, dois votaram a favor da multa. Relator do caso, Gaudino Toledo Júnior, não achou que as duas entidades pudessem ser consideradas culpadas e as absolveu.

A CBF ainda não se manifestou sobre o assunto. Já Carlos Miguel Aidar, advogado que representou a FPF no caso, disse que ficou decepcionado com a decisão tomada pelos desembargadores. "A FPF não pode ser considerada culpada por um ato cometido por um terceiro. Se o árbitro passa nos exames físicos, técnicos, psicotécnicos, ele está apto. Mas se o juiz decide se vender, como a entidade pode ser considerada culpada? Não pode. Fiquei desiludido com a decisão", afirmou por telefone ao ESPN.com.br.

A Máfia do Apito estourou em 2005 e teve como principal personagem o árbitro Edilson Pereira de Carvalho, que era do quadro da FPF e hoje está banido do futebol. Na época, após a descoberta do esquema, os onze jogos apitados pelo juiz foram anulados e remarcados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

Fonte: ESPN Brasil

SANTOS X FLAMENGO INAUGURAM O MANÉ GARRINCHA

O estádio Mané Garrincha, palco da abertura da Copa das Confederações, terá como evento-teste a partida entre Santos e Flamengo, válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. A informação foi confirmada pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

O estádio Mané Garrincha receberá apenas uma partida da Copa das Confederações, o duelo entre Brasil e Japão, que acontecerá no dia 15 de junho. A intenção da CBF é levar jogos do Campeonato Brasileiro para estádios que correm o risco de virarem elefantes brancos. O de Brasília é um deles, já que no estado não existe nenhuma equipe disputando a Série A do Brasileirão.

O VELHO PROBLEMA: CERVEJA E FUTEBOL


O Ministério Público do Rio de Janeiro instaurou, nesta terça-feira, inquérito civil para apurar a validade da resolução da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), que permite a venda de cervejas nos estádios durante o Campeonato Carioca.

O inquérito, aberto pela promotora Luciana de Jorge Gouvêa, da 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, também vai investigar a responsabilidade da Ferj e dos clubes por possíveis danos causados com a liberação da bebida.

A decisão da promotora atende a um ofício encaminhado pelo procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, alertando que a liberação de bebidas alcoólicas entra em "rota de colisão com os esforços dos poderes constituídos para reduzir a violência e preservar a incolumidade física e mental do torcedor", que são princípios da Lei 10.671/2003 (Estatuto do Torcedor). No documento, Marfan pede a adoção de medidas para que esses princípios estabelecidos na lei sejam preservados.

A resolução da Ferj, assinada pelo presidente da entidade na segunda-feira, permite a venda de cerveja em bares e pontos de venda dentro dos estádios, entre duas horas e quinze minutos antes do início das partidas e durante os intervalos.