Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de junho de 2012

SELEÇÃO BÚLGARA DE 1994

Em pé: Sirakov, Ivanov, Lechkov, Mihaylov, Yankov e Kostadinov;
Agachados: Hubchev, Balakov, Stoichkov, Kremenliev e Tsvetanov

Time da Bulgária que enfrentou e venceu a Argentina por 2 a 0 em partida válida pelo Grupo D da Copa do Mundo 1994 (Estados Unidos). Gols de Stoichkov e Sirakov, ambos no segundo tempo da partida. Após a derrota na estréia para a Nigéria (0-3) e vitória contra os gregos na segunda partida (4-0), os búlgaros se classificaram para as oitavas-de-final com essa vitória frente aos hermanos, e por consequência, os eliminaram do Mundial. A melhor campanha desse país do leste europeu em Copas, com um surpreendente 4º lugar, ainda teve a vitória sobre a "gigante" Alemanha; resultado esse que garantiu a vaga à semi-final, fase em que a tradição prevaleceu frente as "zebras". Vitórias de Itália e Brasil frente a própria Bulgária, e a Suécia.

CENTRO ESPORTIVO ARRAIAL DO CABO

Centro Esportivo Arraial do Cabo foi fundado em 02 de dezembro de 1994 na cidade de Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro. O Arraial do Cabo, estreou como clube profissional em 1995, na Terceira Divisão de Profissionais do Rio de Janeiro. Na classificação para o hexagonal final, terminou em terceiro lugar, atrás de Esporte Clube Lucas e Real Esporte Clube e a frente de Céres Futebol Clube, Grêmio Esportivo Km 49 e Internacional Futebol Clube.

Na classificação final, o Esporte Clube Lucas sagrou-se campeão e o Real Esporte Clube foi o vice, ambos sendo promovidos ao módulo imediatamente superior. O Arraial do Cabo foi apenas o quinto colocado, atrás de Grêmio Esportivo Km 49 e Céres Futebol Clube. Em 1996, o clube se licenciou das competições de âmbito profissional. Voltou apenas, em 1999, na Terceira Divisão, ficando em terceiro lugar. Suas cores são azul, vermelho e branco. Costumava mandar seus jogos no Estádio Municipal de Arraial do Cabo, o Hermenegildo Barcelos, que tem capacidade para seis mil pessoas, porém, a partir de 2009, sediou suas partidas no Estádio Figueira de Melo, do São Cristóvão de Futebol e Regatas. Em 2012, o time manda seus jogos no Estádio Mestre Telê Santana da Silva, conhecido como Maracanãzinho de Duque de Caxias.

Fonte: Wikipédia

O "LEITERIA" DAS LARANJEIRAS

Ele foi mais do que um grande goleiro! Castilho foi um verdadeiro craque da camisa 1, o melhor de todos que vestiram a camisa do Fluminense, clube em que jogou durante 18 anos. O carioca Carlos José Castilho começou a jogar futebol no juvenil do Olaria, fora do gol, treinando como ponta-esquerda, mas logo vestiu a camisa que o tornaria, para os tricolores que o viram jogar, o maior ídolo do clube, um goleiro que entrou para a história do Maracanã com suas defesas salvadoras, inclusive em cobranças de pênaltis. Dono de um estilo único, ele se consagrou para estabelecer o recorde de jogos pelo Fluminense: entrou em campo 696 vezes.

O maior goleiro do Fluminense, e um dos melhores do Brasil, se transformava em muitos jogos em uma barreira intransponível, tarefa para a qual contava algumas vezes com a ajuda da sorte, traduzida nas muitas bolas que teimavam em não entrar, parando na trave. Por isso, era chamado de "Leiteria" pelas torcidas adversárias, um jargão da época para explicar o que consideravam a sua incrível sorte.

Não importa! para os tricolores, ele era o São Castilho. Em um tempo em que os jogadores davam seguidas demonstrações de devoção a camisa que vestiam, Castilho provou seu amor pelo Fluminense ao se recusar a ficar dois meses longe dos gramados devido a quinta contusão no dedo mínimo esquerdo - ele optou pela amputação parcial para poder voltar a jogar em duas semanas. Os tricolores, agradecidos, eternizaram o reconhecimento do clube ao seu grande ídolo ao erguer um busto de Castilho na entrada da sede social das Laranjeiras. Castilho está lá, para sempre, São Castilho.

Na Seleção Brasileira, participou de quatro Copas do Mundo (1950, 1954, 1958, 1962), tendo sido titular em 1954 e bicampeão do mundo na Suécia e no Chile, como reserva de Gilmar. Encerrada a carreira, como campeão paraense de 1965 pelo Paysandu, foi técnico de vários clubes do Brasil, com destaque para o Santos campeão paulista de 1984, para o Vitória da Bahia, onde até 2006 é o técnico que mais dirigiu e mais conquistou vitórias no Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão (1973/1974), e para o Operário de Mato Grosso do Sul, clube que levou as semifinais do Campeonato Brasileiro de 1978. Castilho nasceu no dia 27/11/1927, no Rio de Janeiro, e morreu no dia 02/02/1987.

HISTÓRICO NA SELEÇÃO BRASILEIRA
Jogos pela Seleção Brasileira:
29 jogos: 18 vitórias, 5 empates, 6 derrotas, 30 gols sofridos.

TÍTULOS PELA SELEÇÃO
Copa do Mundo (1958 e 1962); Taça Oswaldo Cruz (1950 e 1962); Campeonato Pan-Americano (1952); Taça Bernardo O'Higgins (1955).

COPAS DISPUTADAS
1950, 1954, 1958, 1962.

Fonte: CBF

DESFALQUES NO ABC

O ABC terá dois desfalques de última hora para próximo confronto, contra o ASA. O goleiro Andrey e o lateral direito Pedro Silva sentiram dores musculares e foram vetados pelo departamento médico. Aparentemente nenhuma das lesões é séria, porém, por precaução, ambos os jogadores serão poupados. Na última semana, o atacante Bombinha atuou mesmo com dores, acabou agravando sua lesão e ficará, ao menos, duas semanas fora da equipe.

Com os desfalques, o técnico do ABC, Márcio Goiano deve escalar o time com Camilo, Edson, Flávio Boaventura, Eduardo e Renatinho; Alison, Bileu, Erivélton e Raul; Adriano Pardal e Joelson (Éderson). Com nove pontos em sete jogos, o ABC é atualmente o 12° colocado no Campeonato Brasileiro da Série B. O próximo jogo da equipe é nesta sexta-feira, às 21 horas, contra o ASA, no Municipal de Arapiraca, em jogo válido pela oitava rodada na competição.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

ARIQUEMES FUTEBOL CLUBE

Ariquemes Futebol Clube foi fundado em 23 de outubro de 1996 na cidade de Ariquemes, no estado de Rondônia. Suas cores são verde e amarelo e é conhecido como o "Auriverde do Vale do Jamari" . Em 2007, foi campeão da Segunda Divisão rondoniense, ao conquistar os dois turnos do campeonato. Na partida do título da Segunda Divisão, o Ariquemes goleou o Cruzeiro de Porto Velho por 6 x 1 no dia 12 de outubro, no Estádio Municipal Aluizio Ferreira.

Fonte: Wikipédia

AMÉRICA/RJ DE 1955

Em pé: Joel, Osni, Osmar, Rubens, Osvaldinho e Hélio;
Agachados: Ramos, João Carlos, Leônidas da Selva, Wassil e Ferreira.

A VOLTA DO PÁSSARO PRETO

Um dos clubes mais folclóricos do futebol brasileiro, o Íbis Sport Club, o famoso “Pior Time do Mundo”, recomeça a batalha para reconquistar seu “reinado”. Depois de fechar as portas em 2011 por falta de recursos, o Pássaro Preto volta suas atividades para a disputa do Campeonato Pernambucano da Segunda Divisão. A estréia será contra o Pesqueira, nesta quarta-feira, às 20 horas, no Estádio Ademir Cunha, em Paulista, região metropolitana de Recife.

Mesmo com um orçamento enxuto, de apenas R$ 38 mil mensais, o presidente rubro-negro, Ozir Ramos Júnior, sonha com voos altos na temporada 2012 e, quem sabe, com o acesso como desfecho. O dirigente não desanima nem mesmo com o elenco semi-amador, que conta com o goleiro padeiro Tiago Lima e outro advogado Rafael, além do meia contabilista Luciano e do técnico Marcos Costa, ex-professor e policial civil aposentado.

CURIOSIDADES DO BRASILEIRÃO - 1975

A grande final reuniu os mineiros do Cruzeiro, de Nelinho, Piazza, Raul e Palhinha, contra os gaúchos do Internacional, de Figueroa, Falcão e Manga. O duelo histórico terminou com a vitória colorada com gol de Figueroa.

O Santa Cruz de Ramon e Luis Fumanchu surpreendeu o Palmeiras na capital paulista por 3x2 e o Flamengo, no Rio de Janeiro por 3x1. Pela primeira vez um clube do Nordeste chegava as semifinais do brasileirão. Só não conseguiu passar pelo Cruzeiro e acabou eliminado com uma derrota por 3x2 mesmo jogando em Recife.

As maiores goleadas deste ano aconteceram no dia 17 de setembro de 1975 no jogo Internacional 5x0 Sergipe, no Beira Rio, em Porto Alegre e no dia 23 de agosto de 1975 no jogo Vitória 0x5 Internacional, em plena Fonte Nova, Salvador/BA.

O melhor ataque ficou por conta do Fluminense e Internacional, ambos com 51 gols, enquanto o pior ficou com o Ceará, que marcou apenas 8 gols em toda competição. A melhor defesa ficou com o Fortaleza que sofreu apenas 11 gols e a pior ficou com o Campinense com 44 gols sofridos.

Flávio, do Internacional foi o principal artilheiro com 16 gols, seguido por Roberto Dinamite, do Vasco, com 15 gols, logo atrás, com 12 gols vieram: Nelinho, do Cruzeiro; Toninho, do Fugueirense; Luizinho, do Flamengo; Gil, do Fluminense; Neca, do Grêmio; Alcino, do Remo e Dario, do Sport Recife.

FIM DA CARREIRA DE UM CRAQUE

A última rodada do Campeonato Argentino não marcou apenas uma nova era no futebol do país com a conquista do Arsenal de Sarandí. O término do torneio também decretou o fim da carreira de um dos maiores ícones do esporte sul-americano nos últimos anos. Aos 37, Juan Sebastián Verón anunciou que não atuará mais profissionalmente após o encerramento da competição. Os torcedores argentinos já estavam cientes de que Verón penduraria as suas chuteiras após o Nacional, mas os gritos da torcida do Estudiantes em sua homenagem mostraram que a legião de fãs do meia ainda não está acostumada em ver o atleta longe dos gramados. Com um empate por 2 a 2 diante do Unión, em Santa Fé, o jogador encerra a sua passagem pelo futebol.no

quinta-feira, 21 de junho de 2012

PONTE PRETA NO PAULISTA DE 2001

Em pé: Dionísio, Luciano Almeida, Rodrigo, Ronaldão e Lauro;
Agachados: Macedo, Marco Aurélio, Washington, Mineiro, Carlos Alexandre e Fabinho.

CURIOSIDADES DO BRASILEIRÃO - 1974

Pela primeira vez, desde 1971, um time do Rio de Janeiro ganhava o Campeonato Brasileiro, mas não foi só isso: esse campeonato marcou o primeiro título de goleador para Roberto Dinamite, com 16 gols. Ele é até hoje o maior artilheiro da história do brasileirão.

A derrota por 3x0 para o Goiás, em Manaus, classificou o Nacional para a fase seguinte, apesar da 17º colocação no grupo B. Tudo porque 10.000 torcedores pagaram ingresso. O clube amazonense garantiu a vaga pelo critério de renda. O regulamento daquele ano reservava duas vagas para as equipes com a maior média dentre as desclassificadas. O Fluminense, 16º do grupo A, foi o outro beneficiado.

Atlético Mineiro, Flamengo e Santos tiveram o ataque mais positivo, com 41 gols, enquanto o Grêmio teve a defesa menos vazada com apenas 11 gols sofridos. O pior ataque, com 6 gols e a pior defesa com 35 sofridos foram de apenas um time: o CSA de Alagoas. A maior goleada ficou por conta do Flamengo, 6x0 em cima do Paysandu, no dia 17 de julho de 1974, no Maracanã.

MORREU DE TANTO VER FUTEBOL!


Um jovem chinês de 26 anos morreu ao tentar ver todos os jogos da Eurocopa. As partidas são transmitidas de madrugada na China devido ao fuso-horário e as poucas horas de sono, somadas ao consumo excessivo de álcool e tabaco, debilitaram o sistema imunológico do rapaz.

Jiang Xiaoshan foi encontrado morto em sua casa, após ter assistido ao duelo entre Itália e Irlanda com alguns amigos. Ele se deitou por volta das cinco horas da manhã e nunca mais acordou. A notícia está sendo repercutida no mundo todo. A família diz estar surpresa, já que o jovem levava uma vida normal e chegou a ser jogador de futebol da equipe da universidade em que cursava.

Outros casos de mortes por esgotamento físico e cansaço extremo foram registradas na China durante as Copas do Mundo de 2006, na Alemanha, e de 2010, na África do Sul.

KLEBERSON RESCINDE COM O FLAMENGO

O meia Kleberson não é mais jogador do Flamengo. O atleta esteve hoje no Ninho do Urubu e rompeu o vínculo que tinha com a equipe rubro-negra desde 2008. A tendência é que o jogador vá para o Bahia, que já o pretendia desde que ainda pertencia ao Fla. Inicialmente, a proposta seria de um empréstimo até o final do ano, mas agora, o contrato deve ser assinado até dezembro de 2014.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

ATLÉTICO GOIANIENSE DE 1982

Em pé: Itamar, Chiquinho, Modesto, Wilson, Tuíde e Celso;
Agachados: Luis Poiani, Valtair, Silva, Alexandre Bueno e Bugre.

ATRASOS SALARIAIS NO BOTAFOGO

O Botafogo completou hoje, dois meses de atraso no pagamento da folha salarial. Os jogadores têm vencimentos em todos os dias 20, mas já não sabem o que é receber desde o mês de abril. O clube tem uma folha salarial de cerca de R$ 2 milhões e não costuma atrasar pagamentos. Ao menos na gestão de Maurício Asssumpção, o cenário é praticamente inédito. O cartola, porém, já admite que está precisando fazer contornos nas contas para não atrapalhar o futebol.

A diretoria garante que não há focos de insatisfação dentro do elenco. Dentro de campo, a fase realmente não é ruim. O time alvinegro tem três vitórias em cinco jogos no Brasileiro e está perto da parte de cima da tabela. Fora das quatro linhas, porém, a situação é diferente. Maicosuel já deixou o clube para jogar pela Udinese/ITA e Loco Abreu que já se mostrou insatisfeito com a reserva, pede para deixar o clube.

Além deles, outros dois jogadores podem deixar General Severiano. Herrera e Elkeson que têm propostas do exterior e podem estar fazendo seus últimos dias com a camisa alvinegra. Para ‘piorar’ estes atletas possuem os direitos econômicos muito fatiados e devem render muito pouco ao Botafogo em caso de negociação.

VALE TUDO PARA VER CORINTHIANS X SANTOS

Ingressos falsificados, cambistas, flanelinhas e... carteirinhas de imprensa "piratas". Os golpistas tentaram de tudo para levar vantagem no clássico desta noite, entre Corinthians e Santos, no Pacaembu. Até mesmo falsificar as credenciais da Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo).

Apesar da intensa fiscalização - acima dos padrões de um duelo normal - um casal tentou entrar na área de imprensa portando carteirinhas grosseiramente falsificadas. Os golpistas foram descobertos, e a polícia levou ambos para a unidade policial do estádio.

Com o casal, foram apreendidas oito credenciais, todas elas sem foto, o modelo de mais fácil falsificação. O que chamou a atenção dos fiscais foi o material das credenciais, diferente do plástico das carteirinhas originais.

Mais ocorrências - O caso das carterinhas falsificadas é apenas mais um entre os que têm dado trabalho à polícia no Pacaembu. No meio da tarde, policiais à paisana prenderam um cambista com dois ingressos falsificados; cerca de 40 flanelinhas tabém foram detidos nas imediações do estádio.

Fonte: ESPN Brasil

MAIS UMA DESISTÊNCIA NA SÉRIE D

O imbróglio para o início da Série D do Campeonato Brasileiro fez mais uma vítima. O Resende, clube do interior do Rio de Janeiro, desistiu de disputar a competição. Isto porque o "Gigante do Vale" perdeu o seu patrocinador e agora não terá como arcar com as despesas do torneio. Era a primeira vez que o clube havia se classificado para participar da competição.

A demora para o início da competição fez com que o Resende perdesse grande parte de sua equipe titular para outros clubes do futebol brasileiro. Dos jogadores que participaram do Campeonato Carioca deste ano, deixaram o clube, o lateral Wellington Silva, os zagueiros Facundo e Filipe Machado, os jogadores de meio campo Leo Silva e Marcel além dos atacantes Elias e Marcelo Regis. O time somou 25 pontos no carioca e terminou na quinta posição geral da competição. Melhor campanha da história do clube no Estadual.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

BOAS NOTÍCIAS PARA O BARAÚNAS

Em reunião realizada nesta segunda-feira, na sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, Araguaína-TO e Rio Branco-AC chegaram num acordo e decidiram retirar suas ações na Justiça Comum que adiavam o início do Campeonato Brasileiro das Séries C e D.

O Araguaína vai disputar a Série D - equivalente à quarta divisão - enquanto o Rio Branco espera ter confirmada a sua presença na Série C. Também convocado para o encontro, o Brasil de Pelotas (RS) não enviou representante e, ainda que não tenha oficializado, também aceitará disputar a Série D, deixando de lado ação na Justiça. Neste caso, o Santo André, terceiro interessado, será confirmado na Série C.

Na contramão destas decisões aparece o Treze-PB, que não retirará a sua ação. Uma liminar da Justiça Comum do Estado da Paraíba lhe dá condição de estar entre os representantes da Série C. A atitude não foi vista com bons olhos pelo STJD, que pedirá punição ao clube paraibano junto à Fifa, que pode até chegar ao extremo de desfiliar o representante paraibano.

A expectativa é de que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgue nesta terça-feira a tabela das Séries C e D e confirme o início das competições para o próximo fim de semana. Desta forma, vai evitar um prejuízo ainda maior para seus participantes - 20 na Série C e mais 40 na série D - que se programaram para iniciar a disputa no dia 27 de maio, portanto, há 20 dias.

Fonte: ESPN Brasil

50 ANOS DE UM BI HISTÓRICO

Há 50 anos o Brasil entrava no gramado do estádio Nacional de Santiago, no Chile, como defensor do título da Copa do Mundo e saía de lá, depois de enfrentar a Tchecoslováquia e vence-la por 3 a 1, como única seleção a conquistar um bicampeonato Mundial em duas copas seguidas no período pós-guerra — feito que apenas a Itália alcançou, mas antes de 1939.

O grande homem daquele time foi Garrincha. Em 1958, Garrincha já era o craque das pernas tortas. Em 1962, ele virou um mito, a alegria do povo. Marcou quatro gols e foi um dos artilheiros do Mundial. Garrincha jogou por ele, por Pelé machucado, pelos então pouco mais de 50 milhões de brasileiros que acompanhavam as pelejas ao pé do rádio.

É também no Chile que Garrincha teria falado uma de suas frases mais celebres. Quando decidido que a final seria contra a Tchecoslováquia, time contra qual o Brasil jogara na primeira fase, ele perguntou: "A Tchecoslováquia é aquele São Cristóvão cheio de Paulo Amaral?" Pobres tchecos, que jogavam com camisas e calções brancos, tal qual o São Cristóvão, e eram grandes, fortes e ruins de bola, como o preparador físico Paulo Amaral.

CURIOSIDADES DO BRASILEIRÃO - 1973

O jogo que decidiu o título de 1973, colocou frente a frente os dois grandes rivais São Paulo e Palmeiras. Luis Pereira, em grande fase, a frente da zaga verde, segurou o ataque tricolor em um 0x0 que garantiu o primeiro bicampeonato nacional, a partir de 1971, para o palmeiras.

No jogo contra o Vasco, o centroavante Campos, do Atlético Mineiro, entrou para a história como o primeiro caso, no futebol brasileiro, de resultado positivo no exame anti doping.

Para garantir o bicampeonato nacional, o Palmeiras disputou 40 partidas, um record até hoje. Em 1973, o verdão também cravou outro marca histórica: tomou em média 0,3 gol por partida e teve com isso a melhor defesa da história do torneio.

As maiores goleadas deste campeonato foram:
América/RN 1 x 6 Santos (26.09.1973 - antigo Castelão - Natal/RN);
Cruzeiro 6 x 1 Vitória/BA (26.01.1974 - Mineirão - Belo Horizonte);
Botafogo/RJ 6 x 1 Fortaleza (06.02.1974 - Maracanã - Rio de Janeiro). 

EM BUSCA DA LIDERANÇA DA SÉRIE B

Abrindo a sétima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o América de Natal recebe o ASA de Alagoas, com um objetivo claro: assumir a liderança da competição. O duelo entre as equipes nordestinas acontece amanhã, terça-feira, as 21 horas (de Brasília), no estádio Nazarenão, em Goianinha (RN). Os dois times voltam a campo após tropeços nas rodadas anteriores. O alvirrubro foi derrotado fora de casa pelo São Caetano, por 3 a 2, revés que custou a ponta da tabela para os potiguares. Quem assumiu a liderança foi justamente o algoz dos alagoanos, o Criciúma, que bateu a equipe de Arapiraca por 2 a 1, neste sábado.

Com 13 pontos, o time do Rio Grande do Norte ocupa a terceira colocação, atrás do xará de Minas Gerais, que tem o mesmo número de pontos, mas é superior no saldo de gols (7 a 6), e do líder Criciúma, com 15 pontos. Já o ASA, com apenas sete pontos, é o 14º colocado, e já teme a proximidade da zona de rebaixamento.

Para o duelo desta terça-feira, o técnico Roberto Fernandes contará com o retorno do zagueiro Cléber e do lateral Wanderson, que cumpriram suspensão automática na partida contra o Azulão. No entanto, o treinador terá que lidar com os desfalques do atacante Isac e do volante Márcio Passos, que cumprem suspensão automática. Do lado alvinegro da disputa, o técnico Heriberto da Cunha poderá contar com zagueiro Fabiano, que volta ao time depois de cumprir suspensão automática contra os catarinenses.

FICHA TÉCNICA:

AMÉRICA/RN x ASA/AL
Local: Estádio Nazarenão, em Goianinha (RN)
Data: 19 de junho de 2012, terça-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Emerson Luiz Sobral
Assistentes: José Vanderlei da Silva e Oberto da Silva Santos

AMÉRICA/RN: Dida; Gustavo Ribeiro, Cléber e Edson Rocha; Ricardo Baiano, Fabinho, Soares (Pingo), Júnior Xuxa e Wanderson; Nata (Tiago Galhardo) e Lucio Curió.
Técnico: Roberto Fernandes

ASA-AL: Gilson; Audálio, Diego Borges e Gaúcho (Fabinho); Gabriel, Cal, Jorginho, Didira, Valdívia e Chiquinho Baiano; Lúcio Maranhão.
Técnico: Heriberto da Cunha

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O FUNDO DO POÇO


Responsável por colocar no mundo do futebol um dos maiores jogadores da história do esporte, o fenômeno Ronaldo, o São Cristóvão chegou ao fundo do poço. O time foi rebaixado, no último final de semana, para a Série C do Campeonato Carioca, a última divisão do futebol profissional do estado.

Um dos mais tradicionais clubes do estado do Rio de Janeiro, o São Cristóvão já chegou a ser campeão da primeira divisão do Campeonato Carioca. O time bateu o Vasco da Gama na final do campeonato de 1926 e se sagrou campeão estadual pela primeira e única vez. Além disso, o time ainda conquistou um vice-campeonato carioca, no ano de 1934.

Esta será a primeira vez que o time, com mais de 113 anos de idade, irá disputar a Série C do Campeonato Carioca. Além do maior artilheiro de todas as edições da Copa do Mundo, o clube ainda revelou outros jogadores, como o zagueiro Válber, ídolo do São Paulo, clube o qual conquistou a Copa Libertadores da América de 1992 e 1993.

ADEMIR MENEZES: O QUEIXADA


Ademir Marques de Menezes foi considerado de longe, na sua época, o maior centroavante que o futebol brasileiro produziu. Dono de uma arrancada incrível e um chute certeiro, Ademir foi ídolo maior do Vasco e artilheiro, com 301 gols em 429 jogos. Revelado no Sport de Recife, o pernambucano Ademir Menezes se consagrou no Vasco da Gama, teve uma passagem de um ano pelo Fluminense, a quem ajudou a conquistar um título carioca de 1946, e brilhou com a camisa da Seleção Brasileira.

Artilheiro da Copa do Mundo de 1950, com nove gols, em seis jogos, marca até hoje não superada em mundiais por um jogador brasileiro, Ademir jogou 41 vezes pela Seleção Brasileira (30 vitórias, cinco empates e seis derrotas) e marcou 37 gols. Pela Seleção Brasileira, conquistou os títulos do Sul-Americano de 1949, da Copa Rio Branco de 1947 e 1950, da Copa Rocca de 1945 e do Pan-Americano de 1952.

Ademir Menezes, depois de encerrada a carreira, foi cronista esportivo, de rádio e jornal, tendo trabalhado no jornal "O Dia", no Rio de Janeiro. Ademir nasceu no dia 8 de novembro de 1922, em Recife, e morreu no dia 11 de maio de 1996, no Rio de Janeiro.

Fonte: CBF

quinta-feira, 14 de junho de 2012

E AGORA NEYMAR?


Charge: Mario Alberto

GAVIÃO, CORINTHIANO E LADRÃO!


Nesta quinta-feira, um gavião roubou a cena no treino do Corinthians. Enquanto os reservas treinavam em um dos campos do CT Joaquim Grava, o animal apareceu e assustou a repórter da RedeTV!, Roberta Gabardo. Não satisfeito, o animal se apoderou do celular da repórter que estava no chão e o levou para o meio do gramado. Após o “roubo”, colegas da imprensa ajudaram e conseguiram recuperar o aparelho para alegria de todos.

Fonte: UOL

ATLÉTICO MINEIRO DE 1995

Em pé: Adilson, Anderson, Cairo, Ademir, Gutemberg, Luis Eduardo, Daniel Frasson, Edgar, Dinho, Ronaldo e Humberto;
Agachados: Belmiro (M), Renaldo, Canela, Clayton, Paulo Roberto, Carlos, Reinaldo e Euller.

CURIOSIDADES DO BRASILEIRÃO - 1972

Foi a primeira final entre clubes de São Paulo e Rio de Janeiro (Palmeiras x Botafogo) e foi bastante disputada, acabando em 0x0. Prevaleceu a melhor campanha do Palmeiras que assim conquistava, a partir de 1971, seu primeiro título nacional.

Foi a estreia do meia Toninho Cerezo, do Atlético/MG, em brasileiros. Dadá Maravilha, também do galo mineiro, seria pela segunda vez consecutiva artilheiro, desta vez com 17 gols, ao lado do sãopaulino pedro Rocha.

A preocupação política em envolver um número cada vez maior de clubes fez com que este segundo campeonato contasse com 26 equipes (6 a mais que no ano anterior), sendo incluídos um segundo clube baiano (Vitória) e, pela primeira vez, representantes dos estados do Amazonas (Nacional), Pará (Remo), Alagoas (CRB), Sergipe (Sergipe) e Rio Grande do Norte (ABC).

PROBLEMAS NO AMÉRICA

Para o duelo de amanhã com o São Caetano, no Anacleto Campanella, as 21 horas (de Brasília) , pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o técnico Roberto Fernandes tem três importantes desfalques. Sem o zagueiro Cléber e os laterais Wanderson e Norberto, o América de Natal deve entrar em campo com uma linha defensiva quase inteira reserva.

Cléber e Wanderson receberam o terceiro cartão amarelo na vitória contra o Bragantino, na quinta rodada, e cumprem suspensão automática. Norberto, que já desfalcou a equipe na última sexta, não se recuperou de lesão na parte posterior da coxa e foi vetado pelo departamento médico apesar do tratamento intensivo realizado durante a semana.

Na lateral esquerda, Gustavo treinou na equipe titular e deve iniciar no lugar de Wanderson. Para a vaga de Norberto, porém, Fernandes ainda não se decidiu. O treinador pode optar por Bruno, jovem lateral relacionado para a partida, ou improvisar Michel, volante, ou Thiago Galhardo, meia.

O companheiro de Edson Rocha na zaga deve ser Jorge Felipe. Bruno Costa e Zé Antônio também foram testados na posição, mas não foram relacionados para a encarar o São Caetano. Mesmo sem três titulares, o técnico Roberto Fernandes já deu indicações de que deve continuar jogando ofensivo. A escalação, no entanto, só deve ser confirmada antes da entrada no gramado contra o São Caetano.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

SELEÇÃO CARIOCA EM 1947

Em pé: Johnson (massagista), Luiz Borracha, Ely, Augusto, Jorge, Danilo e Haroldo;
Agachados: Pedro Amorim, Maneco, Heleno, Ademir e Chico.

Seleção Carioca tricampeã em 1946. Jogo realizado em 16 de março de 1947 no Estádio de São Januário com a vitória dos cariocas sobre os paulistas por 4 a 1.

GILLETTE - AÇO INOXIDÁVEL


Propaganda das lâminas de barbear Gillette, com o time do Cruzeiro de 1966. O time era a sensação do momento no Brasil, pois acabava de ganhar a Taça Brasil, desbancando o poderoso time do Santos, que até então era o pentacampeão brasileiro. E venceu com uma goleada de 6 x 2, em Belo Horizonte e 3 x 2, em São Paulo. Um time formado por jovens jogadores, onde a maior estrela era Tostão, na época com 19 anos.  

ARAXÁ ESPORTE CLUBE

O Araxá Esporte Clube foi fundado em 20 de setembro de 1958 na cidade de Araxá, Minas Gerais. Também é conhecido como ganso. É o clube de maior torcida na região do Alto Paranaíba. Sua torcida é conhecida por sua interminável paixão e fidelidade ao time. Seu mascote é o ganso e suas cores são o preto e o branco. Manda seus jogos no Estádio Municipal Fausto Alvim, que esta em comodato com o clube, e tem capacidade para 8 mil pessoas. Mas recentemente esta capacidade foi reduzida para 5.500 por medidas de segurança.

O Araxá Esporte Clube, nasceu com o objetivo de representar a cidade de Araxá entre os clubes profissionais do futebol mineiro, mas foi ter realmente destaque a partir de 1965 quando disputou pela primeira vez um campeonato estadual (segunda divisão). Contudo, só foi campeão, um ano mais tarde, em 1966. Quando foi fundado, as cores escolhidas para a equipe do Araxá foram preto e branco, nascendo assim o "alvinegro mais querido do interior".

A primeira camisa do Araxá tinha em seu design os formatos quadriculados. Mais tarde esse design foi modificado por uma camisa com listras verticais mantendo as cores alvinegras. E de 1965 a 1980 o ganso sempre brilhou no futebol mineiro na disputa do estadual. Tem gravado em sua história grandes confrontos contra equipes de prestígio no futebol brasileiro como Flamengo/RJ, Botafogo/RJ, Corinthians/SP, Atlético Mineiro e Cruzeiro, além das outras equipes do futebol mineiro. Site: Araxá.com.br

Fonte: Wikipédia

CARRASCO DO BRASIL EM ESTADO GRAVE


O ex-jogador uruguaio Alcides Edgardo Ghiggia, de 85 anos, herói do bicampeonato mundial de seu país no episódio eternizado como "Maracanazo", sofreu um acidente de carro na tarde de hoje, na altura da cidade de Tacuarembo e encontra-se em estado grave de saúde.

Ghiggia teve traumatismo craniano e quebrou uma perna em virtude do choque com um caminhão que não respeitou a sinalização da estrada. Além do ex-jogador, sua esposa e cunhada também estavam no veículo, mas não se feriram gravemente e devem receber alta nas próximas horas, de acordo com os diários uruguaios El País e Espectador.

Em 16 de julho de 1950, o ponta-direita silenciou mais de 200 mil pessoas ao balançar as redes e definir a vitória da seleção uruguaia por 2 a 1, no estádio do Maracanã, garantindo o bicampeonato mundial diante do Brasil. Foi ele o grande responsável pelo episódio que ficaria marcado como o Maracanazo. O jogador teve os pés imortalizados na calçada da fama do estádio e é o único que atuou naquela partida ainda vivo.

BOMBINHA DE VOLTA

Com uma lesão muscular na coxa direita, Eliomar Bombinha não atuou contra Ceará, no último sábado, pela quinta rodada da Série B, porém, o jogador vem fazendo tratamento intensivo e apresentou boa melhora. O atacante vem se recuperando bem e já até participou de alguns treinamentos leves, mas segue entregue ao DM.

Destaque do Comercial/SP no campeonato paulista deste ano com cinco gols, Eliomar Bombinha chegou em maio ao ABC e, até agora, fez três partidas e dois gols. Caso sua recuperação seja confirmada, o jogador deve ser titular. Na 15° posição com cinco pontos em cinco jogos (apenas uma vitória), o ABC enfrenta o CRB, 13° colocado com seis pontos, neste sábado, as 16h20, no Frasqueirão, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

terça-feira, 12 de junho de 2012

FORTALEZA DE 2005

Em pé: Ronaldo Angelim, Erandir, Alan, Bosco, Nivaldo e Genílson;
Agachados: Marcelo Lopes, Dude, Chiquinho, Clodoaldo e Igor.
 
Equipe do Fortaleza campeã cearense de 2005 após vitória por 2 a 0 sobre o Icasa, e com direiro a gol decisivo na prorrogação. Show do atacante "baixinho" Clodoaldo, que além de ser ídolo do Fortaleza (Maior artilheiro da história do clube, com 126 gols), jogou no rival Ceará, sem tanto brilho.

DOR DE CABEÇA EM FALCÃO


O técnico do Bahia, Paulo Roberto Falcão, ganhou um problema para as próximas seis rodadas do Campeonato Brasileiro. O meia Zé Roberto foi punido com seis jogos de suspensão pela agressão ao árbitro Péricles Bassols, em partida contra o Grêmio pelas quartas de final da Copa do Brasil, no último dia 24. A decisão foi tomada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
 
Assim, Zé Roberto só volta a entrar em campo com o tricolor baiano na 11ª rodada do Brasileirão, contra o Coritiba, no dia 22 de julho. Os volantes Hélder e Fahel, também expulsos contra o Grêmio, foram absolvidos pelo STJD. No próximo domingo, o Bahia joga o clássico nordestino contra o Sport, em Salvador. O tricolor está na 17ª colocação, com dois pontos e o leão pernambucano está na 11ª posição com cinco.

CURIOSIDADES DO BRASILEIRÃO - 1971

O primeiro gol marcado na história do Campeonato Brasileiro, levando em consideração a partir de 1971, foi de Scotta, do Grêmio, no jogo, São Paulo 0 x 3 Grêmio, no dia 07 de agosto de 1971, no Morumbi em São Paulo.

A primeira expulsão ficou por conta do jogo, Palmeiras 1 x 0 Portuguesa de Desportos. Na verdade foram duas, Eurico pelo Palestra e Tatá pela Portuguesa, isso aconteceu também no dia 07 de agosto de 1971, só que no Pacaembú, na capital paulista. Os dois jogadores foram expulsos aos 47 minutos do segundo tempo.

POLÍCIA PRENDE PICHADOR DO "CRISTO MINEIRO"


O suspeito de pichar o Cristo Redentor do bairro Milionários, em Belo Horizonte, com o nome errado de Ronaldinho Gaúcho e o seu número no Atlético Mineiro foi preso pela polícia nesta terça-feira. O homem é acusado de escrever "Ronadinho 49" nas costas do monumento e foi detido após retornar ao local do crime durante o período da tarde.

Segundo a polícia, o ato de vandalismo aconteceu por volta das 2 horas (de Brasília) desta terça-feira. Com antecedentes criminais por tráfico de drogas, assalto e pichação, o suspeito de 32 anos foi levado sob custódia para a delegacia e se declarou inocente ao prestar depoimento à delegada que fazia plantão no local. Agora, a polícia reúne esforços para encontrar um possível companheiro do suspeito detido durante à tarde. O homem admitiu que um comparsa seu tinha a intenção de pichar o Cristo e que o seu papel no crime foi apenas conduzir o indivíduo até o local do delito.

O episódio em questão faz alusão ao modo como Ronaldinho Gaúcho deixou o Flamengo e acertou com o Atlético Mineiro na última semana. A pichação em um monumento que copia um dos cartões-postais mais tradicionais do Rio de Janeiro provoca o clube carioca, que precisa responder na Justiça a uma cobrança de pouco mais de R$ 40 milhões feita pelo jogador. Já o número 49 foi adotado pelo meia em sua chegada a Belo Horizonte, ilustrando o ano de nascimento de sua mãe.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

ACHARAM POUCO, ASSALTARAM A GÁVEA!


A sede do Flamengo na Gávea foi invadida por dois homens armados que assaltaram a tesouraria do clube. Os bandidos deixaram o local com cerca de R$ 15 mil. A polícia chegou para fazer averiguações no início da noite.

"O registro será feito na 14ª DP (Leblon) para que seja feita a apuração. Não temos o valor exato, mas estima-se algo em torno de R$ 15 mil. Dois homens armados renderam o Beda e Claudinho (funcionários da tesouraria) e colocaram numa salinha. Mas acreditamos que tinha uma terceira pessoa dando cobertura", disse José Pinheiro, chefe da segurança do Flamengo, segundo o site "Globoesporte.com". O clube já reúne provas, como imagens do circuito interno, para passar para a polícia.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

ARARIPINA FUTEBOL CLUBE

O Araripina Futebol Clube, nasceu no município de Araripina, no estado de Pernambuco em 11 de setembro de 2008, manda seus jogos no Estádio Gilson Tirburtino de Souza, o "Chapadão do Araripe", em Araripina, com capacidade para 6.000 torcedores. Suas cores são amarelo e azul e seu mascote é o bode.

O Araripina mantém rivalidade regional com dois clubes, o Petrolina e o Salgueiro Atlético Clube. Os clássicos contra o Petrolina e contra o Salgueiro são recentes, em virtude do clube ser novo. Sua melhor colocação na primeira divisão do campeonato pernambucano foi um oitavo lugar em 2011, em compensação foi o vice campeão da segunda divisão em 2009, quando ganhou o acesso a elite do futebol pernambucano.

Fonte: Wikipédia

MORRE TREINADOR ESPANHOL


O treinador espanhol Manolo Preciado, que nesta sexta-feira seria apresentado como novo técnico do Villarreal, faleceu em Valência, aparentemente vítima de um infarto fulminante durante a madrugada desta quinta, segundo confirmaram à Agência Efe fontes próximas ao clube.

Preciado, que tinha 54 anos e passava alguns dias em uma cidade litorânea próxima a Valência, não pôde ser reanimado pelas equipes de socorro. Considerado um dos treinadores mais carismáticos do futebol espanhol, Manolo Preciado tinha o carinho de torcedores, profissionais do futebol e jornalistas por ser atencioso, amável e simpático. O último trabalho do treinador foi no Sporting Gijón, clube que o dispensou na metade da última temporada.

Preciado chegaria ao Villarreal, rebaixado na campanha recém-finalizada, com duas ascensões à Primeira Divisão no currículo: com o Levante, em 2004, e com o próprio Sporting Gijón, em 2008. Recentemente, o treinador perdera a esposa e um de seus dois filhos após um acidente de trânsito.

Fonte: ESPN Brasil 

ORIENTE RUBRO NEGRO


Em 1986, o Iraque se preparava para disputar pela primeira e até agora única vez uma Copa do Mundo. No início do ano, a seleção recebeu um time brasileiro, o Flamengo, para um amistoso. O time carioca venceu por 2 a 0. O time tinha Sócrates e Zico, que marcou um gol espetacular, sendo o outro gol, marcado por Bebeto. O rubro negro também contava com Leandro, Mozer, Jorginho, Andrade, Cantarele, Adílio, Adalberto e Chiquinho. O treinador da Seleção Iraquiana na época era Edu, irmão de Zico. O Flamengo, na mesma excursão, jogou contra o time do East Riffa, do Barein, na estreia de Sócrates e venceu por 3 x 1.

CERCO DURO AOS HOOLIGANS NA EURO 2012


A polícia polonesa armou uma série de medidas de guerra para conter os torcedores brigões na Eurocopa, que começa amanhã, dia 08 e será disputada na Ucrânia e na Polônia. Entre elas, a que chama mais a atenção diz respeito aos cachorros policiais, que foram treinados para morder os baderneiros nos testículos.

O recado é direcionado principalmente aos torcedores ingleses, que são chamados de 'Hooligans'. Conhecidos pela maneira violenta de comemorar vitórias e chorar derrotas, eles foram avisados por um jornal de Carcóvia, onde a seleção nacional está hospedada, sobre os riscos de se iniciar uma confusão.

"Eles vão cair em cima dos arruaceiros como um saco de bigornas", dizia um trecho do texto, em inglês, que informava até com quais armas a polícia pretende contra-atacar. Entre elas:

- Cachorros da raça pastor-alemão, bem treinados para morder os testículos;
- Espingardas que atiram bastões girando. Não são letais, mas podem matar de perto;
- Um caminhão carregando um canhão de água chamado de "Tufão";
- Armas de mão carregadas com munição de 9mm.

A Inglaterra estreia na segunda-feira, dia 11, as 13h (horário de Brasília), em clássico contra a França, em Donetsk, na Ucrânia.

ASSALTARAM O LOCO ABREU


Em Montevidéu para a disputa das eliminatórias sul-americanas com o Uruguai, Loco Abreu foi furtado na noite desta quarta-feira, segundo o site Subrayado. Entre os pertences roubados, o mais lamentado pelo atacante do Botafogo é uma filmadora.

“O importante é o valor emocional das coisas que me extraviaram. Se alguém encontrar e devolver, estarei eternamente agradecido", escreveu o jogador em seu site oficial, disponibilizando um número de contato e oferecendo recompensa para quem encontrasse a filmadora que costumava usar para registrar os momentos com a Celeste.

O furto aconteceu por volta das 19 horas, enquanto Loco Abreu e seu companheiro de seleção Cáceres estavam em um escritório no bairro de Pocitos. Quando a dupla retornou ao estacionamento, encontrou o carro com o vidro da janela quebrado. Entre os pertences roubados, além da filmadora: um relógio da marca Rolex, dinheiro e cartões de crédito. Loco Abreu só retorna ao Brasil na segunda-feira, depois de enfrentar a Venezuela nesta quinta e o Peru no domingo, pelas Eliminatórias.

TIMES BRASILEIROS DE OLHO EM DEL PIERO

Sem clube desde que se despediu da Juventus, da Itália, o atacante Del Piero pode estar na mira do futebol brasileiro. Segundo o site italiano "Sky", o jogador interessaria a Botafogo, Corinthians, Cruzeiro e Flamengo.

Apesar disso, a idéia do atleta é permanecer na Europa para disputar a próxima Liga dos Campeões. Arsenal e Tottenham, da Inglaterra, e Málaga, da Espanha, foram alguns dos clubes do velho continente que demonstraram interesse em contratá-lo.

Del Piero jogou na Juventus durante duas décadas e, nesse período, disputou 700 partidas e marcou 288 gols pela "Velha Senhora". Com o time de Turim foi seis vezes campeão italiano da Série A, uma da Série B, além de ter vencido a Liga dos Campeões da Europa na temporada 1995/96. O atacante também conquistou a Copa do Mundo de 2006 com a seleção italiana.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

ATLÉTICO PARANAENSE DE 1982

Em pé: Miro Oliveira, Roberto Costa, Mauro, Aírton, Jorge Luis e Sérgio Moura;
Agachados: Capitão, Assis, Washington, Detti e Abel.

SINCERIDADE HERMANA

A rivalidade entre brasileiros e argentinos no esporte, seja ele futebol, vôlei, basquete ou pingue-pongue, é considerada a principal entre os países da América do Sul, e uma das maiores de todo o mundo, mas nem sempre foi assim. As vésperas de ser reeditada, a Copa Roca, hoje rebatizada de Superclássico das Américas, começou a ser disputada há 97 anos, mais exatamente no dia 27 de setembro de 1914. Na ocasião, um fato que hoje pode ser considerado impossível de ser repetido, definiu o primeiro campeão do Superclássico.

Brasil e Argentina se enfrentavam no estádio do Gimnasya y Esgrima para definir quem levaria para casa a primeira taça do torneio amistoso criado pelo general argentino Julio Roca. O Brasil abriu o placar com Rubens Salles, e a Argentina partiu para cima em busca do empate. O tento que adiaria a definição sobre o campeão chegou a ser marcado por Leonard, mas o árbitro Alberto Borghetti, que havia considerado o lance legal, foi obrigado a reconsiderar.

Conta a história que Leonard, autor do gol dos hermanos, nada tinha a ver com Diego Armando Maradona, que na Copa de 1986 marcou um gol que ficou mundialmente conhecido como “La Mano de Dios” diante da Inglaterra. Após empatar o jogo contra o Brasil, Leonard chamou o árbitro e confessou que, antes de estufar as redes brasileiras, ajeitara a bola com a mão, e não com o peito, configurando falta a favor do Brasil.

Diante do inusitado Fair Play, o árbitro não teve outra alternativa, senão anular o gol. O Brasil conseguiu segurar o ímpeto dos donos da casa nos minutos finais e saboreou o primeiro de muitos triunfos do futebol pentacampeão sobre os rivais.

JOHAN CRUIJFF E FRANZ BECKENBAUER

 
Dois dos melhores jogadores da história do futebol mundial em todos os tempos, esse encontro de gigantes se deu em um amistoso do New York Cosmos em 1978. Essa foi a única partida de Johan Cruijff com a camisa branca do time de Nova York, sendo o holandês eleito o craque da partida. Já o "Kaiser" jogou no Cosmos de 1977 a 1980, e 1983, e se sagrou campeão nacional nas temporadas 1976-77 (ao lado do Rei Pelé e Carlos Alberto Torres), 1977-78 e 1979-80.

BRASIL SOBE NO RANKING DA FIFA

O Brasil voltou a subir no ranking da Fifa após meses de queda. Na nova lista divulgada pela entidade máxima do futebol mundial, a Seleção figura novamente entre os "Top 5", ultrapassando a Inglaterra. A Espanha permanece na liderança, sendo seguida por Uruguai e Alemanha. A posição dos "hermanos" é a melhor da história do país. Para elaborar a lista deste mês, a Fifa levou em conta 115 partidas, sendo 87 amistosos e 28 jogos válidos por eliminatórias para a Copa do Mundo do Brasil, em 2014.

Confira os 10 primeiros colocados do ranking:

1º Espanha 1456 pontos
2º Uruguai 1292
3º Alemanha 1288
4º Holanda 1234
5º Brasil 1155
6º Inglaterra 1145
7º Argentina 1137
8º Croácia 1053
9º Dinamarca 1019
10º Portugal 996

OS CUSTOS DA EUROCOPA 2012


Uma análise feita pelo banco de investimentos Saxo Bank apontou que Polônia e Ucrânia, organizadoras da Eurocopa de 2012, gastaram aproximadamente 25 bilhões de euros (mais de R$ 61 bilhões) na organização do evento, entre melhorias nas cidades que abrigarão jogos do torneio e construção ou reforma de estádios. A Polônia gastou 16 bilhões de euros (R$ 40,3 bilhões), enquanto a Ucrânia nove bilhões de euros (R$ 22,6 bilhões).

terça-feira, 5 de junho de 2012

GOLEIRO DO CEARÁ É DENUNCIADO POR AGRESSÃO

O goleiro do Ceará, Fernando Henrique, foi denunciado por um promotor de Justiça ao Ministério Público do Rio de Janeiro por agressão. A denúncia é referente ao período em que o atleta defendia o Fluminense. Fernando Henrique teria agredido “de forma consciente e voluntária, com socos e cabeçadas” o Lucas Mineiro Fernandes, irmão do jogador Juliano, atualmente no Nacional de Portugal.

Os dois se desentenderam no dia 22 de novembro de 2010 em uma boate na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Fernando Henrique faltou a quatro audiências para responder sobre o incidente. A próxima está prevista para o fim de junho. O jogador foi denunciado no artigo 129 do Código Penal, referente a ofender a integridade física corporal ou a saúde de terceiros, e, se condenado, pode pegar de três meses a um ano de prisão.

O DIVINO ADEMIR

Ademir da Guia foi um dos jogadores de meio-campo mais técnicos que o futebol brasileiro conheceu. Talentoso, ditava com seu toque de bola cadenciado o ritmo das partidas, mas conseguia aparecer na área com rapidez para conclusões certeiras com que marcou muitos belos gols dos 153 que fez pelo Palmeiras.

Filho do grande zagueiro Domingos da Guia, carioca, Ademir da Guia começou a jogar futebol no Ceres, na época clube amador de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Destacou-se no Bangu, de 1960 a 1961, e foi negociado para o Palmeiras, onde se tornou ídolo e um dos maiores  jogadores do clube, titular absoluto durante mais de 16 anos (1961 a 1977).

Ademir da Guia é o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Palmeiras - foram 901 partidas e 153 gols. Na Seleção Brasileira, foi convocado apenas 14 vezes. Participou de 11 partidas, uma delas contra a Polônia, na decisão de terceiro e quarto colocados da Copa do Mundo de 1974, na Alemanha.

Ademir da Guia
Nascimento: 04.03.1942 - Rio de Janeiro (RJ);
Pela Seleção Brasileira: 11 jogos, 6 vitórias, 3 empates e 2 derrotas;

Títulos conquistados pelo Palmeiras:
Campeonato Brasileiro: 1967, 1969, 1972 e 1973;
Campeonato Paulista: 1963, 1966, 1972, 1974 e 1976;
Torneio Rio-São Paulo: 1965;
Torneio IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro: 1965;
Troféu Ramon de Caranza: 1969, 1974 e 1975;
Torneio Laudo Natel: 1972;
Torneio Mar del Plata: 1972.

Fonte: CBF

PRESIDENTE SANCIONA LEI GERAL DA COPA

Pivô da polêmica entre a Fifa e o governo brasileiro, a Lei Geral da Copa finalmente chegou as mãos da presidente Dilma Rousseff. Com quatro vetos ao texto aprovado pelo Senado no último mês, Dilma sancionou o projeto e divulgará a sua decisão oficial amanhã, durante a publicação do Diário Oficial da União.

A medida é considerada pela Fifa um dos pilares da organização do Mundial de 2014 e motivou uma série de acusações entre dirigentes da entidade e políticos brasileiros. O episódio emblemático deste conturbado momento foi a declaração do secretário-geral Jérôme Valcke, que chegou a dizer que os organizadores mereciam um “chute no traseiro”.

A polêmica deixou a relação entre o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o dirigente abalada, e motivou um pedido de desculpas formal da entidade ao País. O incidente foi superado apenas durante o mês de maio, quando o político se encontrou com o francês em uma reunião na sede da Fifa, em Zurique. Posteriormente, os dois se uniriam novamente no Rio de Janeiro para o lançamento do slogan oficial da Copa do Mundo do Brasil.

A Lei Geral da Copa determinará se os torcedores poderão consumir bebidas alcoólicas dentro dos estádios nos jogos da Copa das Confederações e do Mundial. A venda de cervejas, destilados e derivados é a principal medida discutida no texto do projeto. Outras polêmicas questões que chamaram a atenção e são aguardadas com ansiedade pelos políticos brasileiros estão diretamente ligadas a distribuição de ingressos meia-entrada e a responsabilidade da União em catástrofes durante a disputa dos campeonatos.

FCBARCELONA CAMP 2012


Jogar no Barcelona é possível! Alimentando o sonho de centenas de jovens brasileiros, o clube espanhol promoverá, pela segunda vez, o acampamento de futebol no Rio de Janeiro, o FCBCamp. Centro e trinta e cinco meninos, divididos pelas categorias sub-11, sub-13 e sub-15, ficarão hospedados no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema, recebendo os mesmos tipos de treinamentos dos profissionais.

Haverá profissionais barcelonistas, além de técnicos brasileiros que ensinarão aos garotos a filosofia do clube e conceitos técnicos das divisões de base. Será uma semana aprendendo o estilo de jogo do Barça. Os aprendizes receberão dois jogos de uniformes completos, internet liberada durante o período de treinamentos e auxílio ambulatorial.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

ESPORTE ILUSTRADO DE 1954

Revista "Esporte Ilustrado", nº 827 de 11 de fevereiro de 1954, trazendo na capa, parte do time do Flamengo campeão carioca de 1953. Em pé, Marinho, o mossoroense Dequinha e Jordan. Agachados, Índio, Benitez e Esquerdinha. Revista em homenagem ao primeiro título do tricampeonato carioca de 53, 54 e 55.

VASCO DA GAMA DE 1972

Em pé: Andrada, Puruca, Alcir Portela, Moisés, Miguel e Eberval;
Agachados: Jorginho Carvoeiro, Buglê, Silva, Tostão e Ademir.

CHEQUE DEVOLVIDO


Recebo a informação que o cheque dado pelo Baraúnas para o pagamento da arbitragem na semi final do segundo turno do campeonato potiguar, contra o América, foi dado contra-ordem, por conta disso, o tricolor mossoroense foi multado pelo Tribunal de Justiça Desportivo em sete mil reias. A CBF exige o pagamento imediato do valor do cheque. O profissionalismo continua andando longe de terras mossoroenses! Uma pena!

NO RIO, A UNIÃO FAZ A FORÇA!


A união faz a força. Parece que os grandes do Rio resolveram levar esse ditado ao pé da letra, ao menos no quesito de razões comerciais. O movimento "Cariocas" visa aperfeiçoar a atuação de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco na área. O anúncio do projeto foi feito na manhã de hoje e teve o Maracanã como cenário.

O objetivo é aproveitar melhor a força da imagem dos clubes para trazer receitas aos cofres, inclusive com ações fora do Estado e fortalecer o combate a pirataria. O projeto será conduzido pelas diretorias de marketing dos clubes, sendo auxiliados pela Golden Goal, uma agência de marketing esportivo.

Uma comissão conjunta de licenciamento das marcas já foi feita. Os clubes também pretendem implantar uma franquia de quiosques a serem instalados em cidades estratégicas, onde os times têm popularidade. Futuramente, a ideia é ampliar os horizontes e levar o programa para fora do país.

VASCO: SALÁRIOS ATRASADOS E DÍVIDA COM A TRAFFIC

Como se não bastasse os salários atrasados e o contrato de Eder Luiz que já está chegando ao fim, o Vasco tem mais um problema financeiro pela frente. O gigante da colina deve R$ 1,2 milhão a Traffic pela compra de Diego Souza. O jogador pertencia ao Atlético Mineiro e para agilizar a transferência do meia para o Rio de Janeiro, o cruzmaltino decidiu assumir a dívida que pertencia ao clube mineiro.

Na época a Traffic estendeu o prazo para que o Vasco depositasse a quantia em um ano. Prazo este que expirou em agosto do ano passado. Se o time de São Januário não conseguir efetuar o pagamento, Diego Souza pode ser negociado com outras equipes. Contrato do jogador com o Vasco é de quatro anos.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

ABC x SÃO CAETANO

Em três partidas disputadas pelo Campeonato Brasileiro da Série B, o ABC conquistou cinco pontos, com uma vitória e dois empates que fazem a equipe potiguar atingir a quarta rodada como um dos seis clubes sem derrota na competição. O adversário deste sábado, as 16h20 (de Brasília), no estádio do Frasqueirão, é o São Caetano, que já perdeu duas vezes, mas chega motivado ao Rio Grande do Norte.

Na última rodada, em São Paulo, o azulão venceu o Bragantino por 2 a 0 na estreia do técnico Sérgio Guedes, que teve mais uma semana para trabalhar e disputa confronto particular com Márcio Goiano, ex-técnico do próprio São Caetano.

FICHA TÉCNICA
ABC x SÃO CAETANO

Local: Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, em Natal/RN
Data: 2 de junho de 2012, sábado
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Manoel Nunes Lopo Garrido
Assistentes: José Valmir dos Santos Xavier e Karol Soares Martins

ABC: Andrey; Murilo, Flávio Boaventura, Eduardo Neto e Renatinho Potiguar; Henik, Bileu, Jardon Sapé e Raul; Elionar Bombinha e Adriano
Técnico: Márcio Goiano

SÃO CAETANO: Luiz; Samuel Santos, Wagner, Gabriel e Diego; Augusto Recife, Moradei, Éder e Marcelo Costa; Geovane e Leandrão
Técnico: Sérgio Guedes

VOLANTE DO CEARÁ RECONSTRÓI OSSO DA FACE

O volante Juca sofreu uma forte pancada no rosto na derrota por 2 a 1 diante do Guaratinguetá, na semana passada, e teve que passar por procedimento cirúrgico na manhã desta sexta-feira, em Fortaleza. O jogador foi submetido a uma operação de reconstrução do osso frontal da face após sofrimento de fratura.

O procedimento foi realizado pela equipe do Dr. Daniel Figueiredo, no Hospital Regional Unimed, e durou cerca de quatro horas. O prazo de retorno as atividades esportivas é de dois meses. Apenas passado esse prazo, Juca poderá retomar a rotina de treinos. A previsão de retorno aos treinos coletivos e partidas oficiais ainda não foi divulgada pelo clube.

Juca foi contratado no início do ano e vinha sendo um dos principais nomes da equipe do Ceará sob o comando de PC Gusmão. Fora por 60 dias, o meio-campista deve retornar apenas no dia 10 de agosto, quando o vozão recebe o Grêmio Barueri no estádio Presidente Vargas. A partida será válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.